sexta-feira, 18 de maio de 2018

CRIAÇÃO DO REA


CRIAÇÃO DO REA – ROTEIRO DO PROJETO
Allan Kelisson
Profa. Anamelea Pinto

Contexto em que será criado o REA
Em comemoração ao aniversário de Monteiro Lobado, o presente projeto tem por objetivo trabalhar a obra O Sitio do Pica-Pau Amarelo, na educação infantil, junto da disciplina de Artes e das aulas de informática, tendo como atividade elaborar junto a turma pequenos espetáculos “esquete” onde, depois de pronto, postarão na rede social de vídeos online, com a finalidade de promover e disseminar o conhecimento da obra do autor aqui citado. A turma que tiver mais visualizações será a turma que irá apresentar a peça na escola para as outras turmas do fundamental e médio.



1 - Concepção
O objetivo pedagógico desse projeto é apresentar aos alunos obras clássicas da literatura infantil de Monteiro Lobato, fazendo assim, uma apresentação dos livros e das diversas historias do Sitio do Pica-pau Amarelo, envolvendo a Língua Portuguesa, Artes e por fim, a informática. Tendo como objetivo pedagógico principal a elaboração de novos contos criados pelos próprios alunos, trabalhando a ortografia, e conseqüentemente o trabalho em equipe.




2 - Planejamento
Estarão envolvidos os professores de Artes, Informática e Língua Portuguesa, com aproximadamente 03 meses de planejamento até as apresentações.
  1. Apresentação do autor e de suas obras mais famosas e da obra que iremos trabalhar.
  2. Roda de leitura com toda turma.
  3. Cinema com toda turma, em cartaz, O Sitio do Pica-pau Amarelo.
  4. Criação do roteiro da peça > ensaios <
  5. Aula sobre como upar vídeos no site, editar, edição de imagem.
  6. Elaboração do vídeo
  7. Submeter vídeo no site
  8. Contagem das visualizações
  9. Apresentação da peça para toda escola.

3 – Planejamento da roteirização
O principal participante é o aluno, ele que irá elaborar o roteiro da peça, a turma irá criar os figurinos, gravar o vídeo, fazer a divulgação e ela mesma irá upar o vídeo.
As partes de cognitivismo do sujeito e interativa são usadas desde o inicio do projeto, onde o aluno passa a conhecer sobre a obra do autor, até a apresentação final na escola.

3.1 Roteiro da criação do REA

  1. Apresentação do autor e de suas obras mais famosas e da obra que iremos trabalhar. – intermediária pelo professor de língua portuguesa, em uma das aulas da disciplina.
  2. Roda de leitura com toda turma. – intermediaria pelo professor de língua portuguesa e de artes, ambos irão contar histórias de forma interativa.
  3. Cinema com toda turma, em cartaz, O Sitio do Pica-pau Amarelo. – Intermediário pelo professor de informática dentro da sala de aula, usando o projetor para a apresentação de episódios.
  4. Criação do roteiro da peça > ensaios < - sob a supervisão dos professores de artes e língua portuguesa.
  5. Aula sobre como upar vídeos no site, editar, edição de imagem. – junto ao professor de informática.
  6. Elaboração do vídeo – todos os professores e alunos envolvidos, local a depender do roteiro criado pelos alunos.
  7. Submeter vídeo no site – na sala de informática sob a supervisão do professor de informática
  8. Contagem das visualizações – todos os envolvidos
  9. Apresentação da peça para toda escola. – todos os envolvidos, pais e familiares.

4 – Mediação e Avaliação
As turmas que participarão dessa atividade desenvolverá a língua portuguesa através da escrita, imaginação e ortografia, artes; criação de cenário, figurinos e interpretação, e informática; usando a rede para divulgar suas atividades.Para tal, as equipes farão um trabalho multifuncional e por tanto, todas as turmas terão notas para o boletim, e o desempenho das mesmas se dará a partir do desenvolvimento das atividades.

5– REA (¹Creative Commons)
Cada turma criará junto aos professores um meio de divulgação para as visualizações do vídeo, e, conseqüentemente, toda escola divulgara por meio de jornais, TVs, rádio e panfletos, o espetáculo final, fazendo a venda de ingressos para custear a entrada dos espectadores, o dinheiro arrecadado será para um passeio em comemoração ao projeto com todas as turmas que fizeram os vídeos.





Um comentário: