PROJETO
DE CRIAÇÃO DE RECURSO
EDUCACIONAL ABERTO (REA)
JANAÍNA ELIZIÁRIO DA SILVA SOUZA
E
JOSUÉ DOS SANTOS SOUZA ELIZIÁRIO
1 – Concepção
O uso do recurso educacional aberto
escolhido foi História em Quadrinho (HQ) e servirá de subsídio para que
crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e seus responsáveis possam
conhecer e/ou ampliar seus conhecimentos sobre alimentação saudável. Dada a
necessidade da saúde física e mental como meio de promover sucesso no processo
de aprendizagem, e a relevância da alimentação nesse aspecto, o conteúdo
voltado para educação nutricional como promoção de saúde, tem sido aplicado em
algumas escolas. O recurso tem por finalidade esclarecer e orientar a
elaboração de preparações saudáveis e reinventar receitas tradicionais que
fazem parte do cardápio diário de crianças em idade escolar.
2- Planejamento
Para a criação do recurso foi necessário:
- a escolha de um aplicativo de auxílio na produção de HQs (pixton após tentativas no toondoo), e 1 dia para roteirizar e produzir a história.
- apoio de um nutricionista para orientar sobre o tema,
- um profissional da educação para sugerir uma abordagem adequada de acordo com o público-alvo,
- verificar quais recursos tecnológicos a instituição dispõe para que as crianças acessem o conteúdo na escola,
- tipo de mídia que veiculará o trabalho para que os pais e/ou responsáveis também possam acessar o mesmo e apoiar em casa o conteúdo trabalhado em sala de aula (no caso foram priorizados facebook, emails e mídia impressa).
3- Planejamento da roteirização
O aluno (que neste caso pode ser a
criança estudante ou os responsáveis pela mesma), vai acessar o conteúdo e se
utilizar de orientações sobre uma alimentação saudável, e ter acesso a receitas
de preparações saudáveis com alimentos de fácil acesso.
O REA contou com a criação de conteúdo
inicial que proporciona o conhecimento do que é uma alimentação saudável com
HQ, que irá sugerir algumas opções de alimentos e receitas que podem compor o
cardápio saudável com ênfase na merenda escolar.
4 – Mediação e Avaliação
O recurso será utilizado de forma
expositiva-interativa na escola através de trabalho mediado por nutricionista e
professores. Em um segundo momento os alunos participarão da montagem de um
cardápio saudável e da produção de preparações alimentícias na cozinha da
própria escola, como forma de avaliar a interpretação do conteúdo trabalhado no
REA.
5 –
REA (¹Creative Commons)
O REA foi licenciado Creative Commons e posteriormente será divulgado de forma
expositiva aos alunos na escola, e ficará acessível em redes sociais (facebook,
instagram no blog https://introducaoead-ped.blogspot.com.br/), no endereço https://Pixton.com/hq:212xw0kj e através de comunicados escolares aos responsáveis.
Vejam a história completa em:
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