domingo, 20 de maio de 2018

Projeto REA e REA divulgado.


PROJETO DE CRIAÇÃO DE RECURSO 
EDUCACIONAL ABERTO (REA)

JANAÍNA ELIZIÁRIO DA SILVA SOUZA

E
JOSUÉ DOS SANTOS SOUZA ELIZIÁRIO



1 – Concepção
O uso do recurso educacional aberto escolhido foi História em Quadrinho (HQ) e servirá de subsídio para que crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e seus responsáveis possam conhecer e/ou ampliar seus conhecimentos sobre alimentação saudável. Dada a necessidade da saúde física e mental como meio de promover sucesso no processo de aprendizagem, e a relevância da alimentação nesse aspecto, o conteúdo voltado para educação nutricional como promoção de saúde, tem sido aplicado em algumas escolas. O recurso tem por finalidade esclarecer e orientar a elaboração de preparações saudáveis e reinventar receitas tradicionais que fazem parte do cardápio diário de crianças em idade escolar.


2- Planejamento
Para a criação do recurso foi necessário:

  •     a escolha de um aplicativo de auxílio na produção de HQs (pixton após tentativas no toondoo), e 1 dia para roteirizar e produzir a história. 
  •      apoio de um nutricionista para orientar sobre o tema,
  •       um profissional da educação para sugerir uma abordagem adequada de acordo com o público-alvo, 
  •     verificar quais recursos tecnológicos a instituição dispõe para que as crianças acessem o conteúdo na escola, 
  •      tipo de mídia que veiculará o trabalho para que os pais e/ou responsáveis também possam acessar o mesmo e apoiar em casa o conteúdo trabalhado em sala de aula (no caso foram priorizados facebook, emails e mídia impressa).

3- Planejamento da roteirização 

O aluno (que neste caso pode ser a criança estudante ou os responsáveis pela mesma), vai acessar o conteúdo e se utilizar de orientações sobre uma alimentação saudável, e ter acesso a receitas de preparações saudáveis com alimentos de fácil acesso.
O REA contou com a criação de conteúdo inicial que proporciona o conhecimento do que é uma alimentação saudável com HQ, que irá sugerir algumas opções de alimentos e receitas que podem  compor o cardápio saudável com ênfase na merenda escolar.

4 – Mediação e Avaliação
O recurso será utilizado de forma expositiva-interativa na escola através de trabalho mediado por nutricionista e professores. Em um segundo momento os alunos participarão da montagem de um cardápio saudável e da produção de preparações alimentícias na cozinha da própria escola, como forma de avaliar a interpretação do conteúdo trabalhado no REA.

5 – REA (¹Creative Commons)
O REA foi licenciado Creative Commons e posteriormente será divulgado de forma expositiva aos alunos na escola, e ficará acessível em redes sociais (facebook, instagram  no blog https://introducaoead-ped.blogspot.com.br/), no endereço https://Pixton.com/hq:212xw0kj e através de comunicados escolares aos responsáveis. 


Vejam a história completa em:

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