UNIVERSIDADE
FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DOCENTE: ANAMÈLIA
DISCENTE: MARILENE BENTO DA CONCEIÇÃO SILVA
5° período
PROJETO
REA
Projeto
elaborado: ( ) individualmente ( ) coletivamente, com o colega:
_______________
Para
este trabalho propomos OS SOFTWARE E APLICATIVOS DE CRIAÇÃO do
repositório da Escola Digital (http://escoladigital.org.br/), haja
vista as possibilidades de criação (infográficos, vídeos,
podcast/áudio, Quiz, aplicativo móvel, jogos educacionais,
animação, áudio, aula digital, simulador etc) presentes para todas
as disciplinas da educação básica, por anos e modalidades de
ensino em um único espaço. Fica a critério a escolha do recurso.
IMPORTANTE
ATENTE
PARA: Quais aspectos pedagógicos do REA poderão contribuir no
processo de aprendizagem?
O
que e como o REA permitirá aprender em contexto híbrido?
Enunciado:
O ponto de partida deverá ser a escolha do recurso digital a ser
criado, com critérios de:comunicabilidade, navegabilidade, aspectos
pedagógicos com possibilidades de aprendizagem, elabore um projeto
contendo as diferentes etapas de criação.
Contexto
em que será criado o REA O REA será criado em uma seqüência
didática, no qual o tema é pontuação, com conteúdos identificar
a pontuação, textos e atividades propostas.
1
- Concepção
Como
e por que a criação do REA subsidiará a aprendizagem? Qual a sua
relevância no
contexto
em que será desenvolvido? Qual o objetivo pedagógico que se
pretende atingir?
O
desenvolvimento desse trabalho é para facilitar a aprendizagem do
aluno, porque faz com
que
desenvolva o raciocínio e melhora o aprendizado,o objetivo é
estimular o aluno fazer
com
que ele tenha interesse pelo assunto.
2
- Planejamento
Qual
o tempo e os recursos necessários para a realização da criação
do REA? Quais
profissionais
estarão envolvidos e qual seu papel na criação? Importante
estabelecer um
cronograma
e definir as etapas de criação.
O
tempo para criar o REA foi uma hora e vinte minuto., no contexto
hibrido, a intenção é
fazer
com que o aluno aprenda com mais facilidade usando a tecnologia, com
criação de
Vídeos
lincados na seqüência Didática e usar projetor para expor o
trabalho.
3
– Planejamentos da roteirizarão
Como
pretende roteirizar o REA? Qual deverá ser a participação do aluno
ao estudar com o
REA
(atentar para questões cognitiva, interativa, hipertextual,
dialógica e navegação) na
construção
do conhecimento?
O
Rea será criado para alunos da disciplina de português do ensino
fundamental 1, série 5°
ano,
a participação do aluno com leitura e interpretação de textos das
história criada pela
professora,
também será usado imagem da personagem da história. E identificar
a
pontuação
nas histórias de quadrinho no qual eles interagem, é muito
importante por que
desenvolve
o pensamento e com o diálogo, eles chegarem ao conhecimento, com
pontos
positivos
e que sejam bem sucedidos sem pontos negativos.
4
– Mediação e Avaliação Como você pretende mediar o
desenvolvimento da aprendizagem? Quais elementos utilizará? Pretendo
contribuir para o desenvolvimento do conhecimento e avaliar o aluno
de acordo com o desenvolvimento do aluno, observar cada aluno se
conseguiu interpretar os textos e se responderam as atividades foram
capazes de identificar a pontuação nas histórias de quadrinhos,
também são utilizados vídeos e projetor para apresentar o projeto.
,
5–
REA (¹Creative Commons)
Como
se pretende divulgar o trabalho desenvolvido? Lembrem-se de que a
divulgação é
uma
etapa importante do projeto na medida em que valoriza o trabalho
realizado permite
que
outras pessoas conheçam o que foi feito.
Pretendo
desenvolver este trabalho na Mídia para todas as pessoas que estiver
interesse
de
visualizar e aprender com a metodologia desse REA, e será aberto ao
público para
Quem
quizer compartilhar.
3.1 Roteiro da criação do REA
Seqüência Didática
Tema: pontuação
Série: 5° Ano do ensino Fundamental I
Área do conhecimento: Língua portuguesa
Conteúdos:
Língua portuguesa
A
pontuação na linguagem funciona como uma sinalização, guiando e
organizando o texto a ser lido.
*
Identificar a pontuação na história em quadrinhos.
Conhecer
os sinais de pontuação
*
Desenvolver a escrita no contexto escolar.
Passar
vídeo para os alunos assistir e desenvolver o raciocínio e aprender
as pontuações, usar projetor.
Fazer
uma dinâmica na sala com os alunos, usando os sinais de pontuação,
colar na roupa de aluno ficha com os sinais de pontuação, cada
aluno monta frases com os sinais de acordo com os sinais que estiver
em suas roupas.
Desenvolvimento: 4 dias
Local: Sala de aula
Cronograma das Atividades
.
Identificar a pontuação.
Identificar a pontuação.
1°
Aula:
As aulas acontecerão em quatro momentos
Primeiro momento: das 7\.h..as a nove e meia
os alunos lêem texto da historia de Juliana e
Segundo Momento:
A história da menina Juliana
Juliana
é uma menina inteligente, ela acorda pela manhã muito sorridente
muito carinhosa. Sua mãe disse que ela não dá trabalho, é
obediente e curiosa, tudo que ela ver quer saber, um dia a mãe levou
Juliana ao médico, quando chegou lá no balcão da recepção, ela
no braço da mãe ficou passando a mão em cima do balcão e
perguntou: Mamãe o que é isso? A menina com apenas um ano e dois
meses, queria saber o nome daquele balcão fazendo a pergunta.
Atualmente,
a Juliana cresceu e está com quinze anos de idade; ainda muito
feliz, estuda o primeiro ano do ensino médio, o sonho de Juliana é
ser uma pediatra para consultar as crianças, também quer se formar
para professora. Ela acredita que o sonho dela vai ser realizado,
depois de formada já trabalhando é que vai pensar em se casar e
construir uma família. E quando estiver os filhos vai ensinar para
eles ser educados e fazer com que os tenha interesse de ser igual a
ela, para estudar também e se formar para ter um futuro melhor.
( Autora: Marilene)
1..
De acordo com o texto responda:
a)
Quem conta a história da menina Juliana?
b)
Qual é o desejo de Juliana?
C
) Qual é a idade de Juliana atualmente?
.2 .Aula
Primeiro
Momento:
Interpretar
a história de Raquel
Segundo
Momento :
Responder
a atividade
A História de Raquel
A mãe de Raquel Dona Lúcia chama a filha Raquel, e diz acorda Raquel, hoje é dia de aula, ela levanta-se espreguiçando e diz é hoje que vou aprender mamãe, as regras de pontuação. Eu já aprendi na escola ontem como desenhar e escrever uma historinha sobre os desenhos. Ao irem saindo de casa, Raquel lembrou da primeira lição, e falou para a mãe que para a prender tem que se dedicar aos estudo, e disse a mãe, eu vou estudar porque o meu sonho é ser uma professora.
(Autora:
Marilene)
2..Fazer
uma atividade, respondendo as seguintes perguntas:
a)
De acordo com o texto história da Raquel, quem quer estudar para ser
uma professora?
b)
Quem é a mãe de Raquel?
c)
O que Raquel aprendeu ontem na escola?
d)
O que Raquel falou para a mãe?
.3° Aula:
Primeiro
momento::
Explicar
a pontuação nas frases a seguir:
*
Acordei e logo pensei nela e na discussão que tivemos. Depois, saí
para trabalhar e resolvi ligar e pedir perdão.
*
Esse acontecimento remonta ao ano 300 a.C., segundo afirmam os nossos
historiadores.
*
Sr. João lamentamos informar que o seu vôo foi cancelado.
Segundo
momento:
Terminar
a atividade de interpretação
4°
Aula:
Primeiro
momento
Continuação
da explicação da pontuação
*
Na matemática as quatro operações essenciais são: adição,
subtração, multiplicação e divisão.
*
Joana explicou: — Não devemos pisar na grama do parque.
Segundo
momento:
Os
alunos vão explicar o ponto de exclamação que
Que
horror!
*
Ganhei!
*
Explicar o ponto de interrogação nas frases.
Quer
ir ao cinema comigo?
*
Será que eles prefere jornais ou revistas?
E
reconhecer a pontuação nas histórias em quadrinhos
Terminar
a atividade de interpretação
Primeiro momento
Continuação da explicação da pontuação
*
Na matemática as quatro operações essenciais são: adição,
subtração, multiplicação e divisão.
*
Joana explicou: — Não devemos pisar na grama do parque.
Segundo
momento:
Os
alunos vão explicar o ponto de exclamação que
Que
horror!
*
Ganhei!
*
Explicar o ponto de interrogação nas frases.
Quer
ir ao cinema comigo?
*
Será que eles prefere jornais ou revistas?
E
reconhecer a pontuação nas histórias em quadrinhos
A
presentar os vídeos sobre pontuação e apresentar a dinâmica
Referências:
hthttps://www.todamateria.com.br/uso-do-travessao/tp://www.rea.net.br/site/mao-na-massa/criar/:https://www.youtube.com/watchv=wbS65XwRJ34
/www.google.com.br/search?/www.google.com.br/search?q=história+em+quadrinho+sobre+educação
Creative commons: http://wiki.creativecommons.org/CC_REL.
/www.google.com.br/search?/www.google.com.br/search?q=história+em+quadrinho+sobre+educação
Creative commons: http://wiki.creativecommons.org/CC_REL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário