sexta-feira, 18 de maio de 2018

PrOJETO REA



UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
           
                       
CENTRO DE EDUCAÇÃO



DISCIPLINA: INTRODUÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

DOCENTE: ANAMÈLIA

 DISCENTE: MARILENE BENTO DA CONCEIÇÃO SILVA

5° período

                                              PROJETO REA

Projeto elaborado: ( ) individualmente ( ) coletivamente, com o colega: _______________
Para este trabalho propomos OS SOFTWARE E APLICATIVOS DE CRIAÇÃO do repositório da Escola Digital (http://escoladigital.org.br/), haja vista as possibilidades de criação (infográficos, vídeos, podcast/áudio, Quiz, aplicativo móvel, jogos educacionais, animação, áudio, aula digital, simulador etc) presentes para todas as disciplinas da educação básica, por anos e modalidades de ensino em um único espaço. Fica a critério a escolha do recurso.
IMPORTANTE
ATENTE PARA: Quais aspectos pedagógicos do REA poderão contribuir no processo de aprendizagem?
O que e como o REA permitirá aprender em contexto híbrido?
Enunciado: O ponto de partida deverá ser a escolha do recurso digital a ser criado, com critérios de:comunicabilidade, navegabilidade, aspectos pedagógicos com possibilidades de aprendizagem, elabore um projeto contendo as diferentes etapas de criação.
Contexto em que será criado o REA O REA será criado em uma seqüência didática, no qual o tema é pontuação, com conteúdos identificar a pontuação, textos e atividades propostas.
1 - Concepção
Como e por que a criação do REA subsidiará a aprendizagem? Qual a sua relevância no
contexto em que será desenvolvido? Qual o objetivo pedagógico que se pretende atingir?
O desenvolvimento desse trabalho é para facilitar a aprendizagem do aluno, porque faz com
que desenvolva o raciocínio e melhora o aprendizado,o objetivo é estimular o aluno fazer
com que ele tenha interesse pelo assunto.
2 - Planejamento
Qual o tempo e os recursos necessários para a realização da criação do REA? Quais
profissionais estarão envolvidos e qual seu papel na criação? Importante estabelecer um
cronograma e definir as etapas de criação.
O tempo para criar o REA foi uma hora e vinte minuto., no contexto hibrido, a intenção é
fazer com que o aluno aprenda com mais facilidade usando a tecnologia, com criação de
Vídeos lincados na seqüência Didática e usar projetor para expor o trabalho.
3 – Planejamentos da roteirizarão
Como pretende roteirizar o REA? Qual deverá ser a participação do aluno ao estudar com o
REA (atentar para questões cognitiva, interativa, hipertextual, dialógica e navegação) na
construção do conhecimento?
O Rea será criado para alunos da disciplina de português do ensino fundamental 1, série 5°
ano, a participação do aluno com leitura e interpretação de textos das história criada pela
professora, também será usado imagem da personagem da história. E identificar a
pontuação nas histórias de quadrinho no qual eles interagem, é muito importante por que
desenvolve o pensamento e com o diálogo, eles chegarem ao conhecimento, com pontos
positivos e que sejam bem sucedidos sem pontos negativos.
4 – Mediação e Avaliação Como você pretende mediar o desenvolvimento da aprendizagem? Quais elementos utilizará? Pretendo contribuir para o desenvolvimento do conhecimento e avaliar o aluno de acordo com o desenvolvimento do aluno, observar cada aluno se conseguiu interpretar os textos e se responderam as atividades foram capazes de identificar a pontuação nas histórias de quadrinhos, também são utilizados vídeos e projetor para apresentar o projeto. ,
5– REA (¹Creative Commons)
Como se pretende divulgar o trabalho desenvolvido? Lembrem-se de que a divulgação é
uma etapa importante do projeto na medida em que valoriza o trabalho realizado permite
que outras pessoas conheçam o que foi feito.
Pretendo desenvolver este trabalho na Mídia para todas as pessoas que estiver interesse
de visualizar e aprender com a metodologia desse REA, e será aberto ao público para
Quem quizer compartilhar.


3.1 Roteiro da criação do REA
                               
                        Seqüência Didática

Tema: pontuação

Série: 5° Ano do ensino Fundamental I

Área do conhecimento: Língua portuguesa

Conteúdos:

Língua portuguesa
A pontuação na linguagem funciona como uma sinalização, guiando e organizando o texto a ser lido.
* Identificar a pontuação na história em quadrinhos.
Conhecer os sinais de pontuação
* Desenvolver a escrita no contexto escolar.
Passar vídeo para os alunos assistir e desenvolver o raciocínio e aprender as pontuações, usar projetor.


Fazer uma dinâmica na sala com os alunos, usando os sinais de pontuação, colar na roupa de aluno ficha com os sinais de pontuação, cada aluno monta frases com os sinais de acordo com os sinais que estiver em suas roupas.

Desenvolvimento: 4 dias

Local: Sala de aula

Cronograma das Atividades
.
 Identificar a pontuação.
1° Aula:

As aulas acontecerão em quatro momentos

Primeiro momento: das 7\.h..as a nove e meia

os alunos lêem texto da historia de Juliana e

Segundo Momento:
                                          
                                A história da menina Juliana

Juliana é uma menina inteligente, ela acorda pela manhã muito sorridente muito carinhosa. Sua mãe disse que ela não dá trabalho, é obediente e curiosa, tudo que ela ver quer saber, um dia a mãe levou Juliana ao médico, quando chegou lá no balcão da recepção, ela no braço da mãe ficou passando a mão em cima do balcão e perguntou: Mamãe o que é isso? A menina com apenas um ano e dois meses, queria saber o nome daquele balcão fazendo a pergunta.
Atualmente, a Juliana cresceu e está com quinze anos de idade; ainda muito feliz, estuda o primeiro ano do ensino médio, o sonho de Juliana é ser uma pediatra para consultar as crianças, também quer se formar para professora. Ela acredita que o sonho dela vai ser realizado, depois de formada já trabalhando é que vai pensar em se casar e construir uma família. E quando estiver os filhos vai ensinar para eles ser educados e fazer com que os tenha interesse de ser igual a ela, para estudar também e se formar para ter um futuro melhor.
                                                                                                   
                                          ( Autora: Marilene)
1.. De acordo com o texto responda:
a) Quem conta a história da menina Juliana?
b) Qual é o desejo de Juliana?
C ) Qual é a idade de Juliana atualmente?
.2 .Aula
Primeiro Momento:
Interpretar a história de Raquel
Segundo Momento :
Responder a atividade
                                                        
                                           A História de Raquel

 A mãe de Raquel Dona Lúcia chama a filha Raquel, e diz acorda Raquel, hoje é dia de aula, ela levanta-se espreguiçando e diz é hoje que vou aprender mamãe, as regras de pontuação. Eu já aprendi na escola ontem como desenhar e escrever uma historinha sobre os desenhos. Ao irem saindo de casa, Raquel lembrou da primeira lição, e falou para a mãe que para a prender tem que se dedicar aos estudo, e disse a mãe, eu vou estudar porque o meu sonho é ser uma professora.
                                                                                                                      (Autora: Marilene)


2..Fazer uma atividade, respondendo as seguintes perguntas:
a) De acordo com o texto história da Raquel, quem quer estudar para ser uma professora?
b) Quem é a mãe de Raquel?
c) O que Raquel aprendeu ontem na escola?
d) O que Raquel falou para a mãe?

.3° Aula:
Primeiro momento::
Explicar a pontuação nas frases a seguir:
* Acordei e logo pensei nela e na discussão que tivemos. Depois, saí para trabalhar e resolvi ligar e pedir perdão.
* Esse acontecimento remonta ao ano 300 a.C., segundo afirmam os nossos historiadores.
* Sr. João lamentamos informar que o seu vôo foi cancelado.
Segundo momento:
Terminar a atividade de interpretação
Aula:
Primeiro momento
Continuação da explicação da pontuação
* Na matemática as quatro operações essenciais são: adição, subtração, multiplicação e divisão.
* Joana explicou: — Não devemos pisar na grama do parque.
Segundo momento:
Os alunos vão explicar o ponto de exclamação que
Que horror!
* Ganhei!
* Explicar o ponto de interrogação nas frases.
Quer ir ao cinema comigo?
* Será que eles prefere jornais ou revistas?
E reconhecer a pontuação nas histórias em quadrinhos
Terminar a atividade de interpretação

Primeiro momento

Continuação da explicação da pontuação
* Na matemática as quatro operações essenciais são: adição, subtração, multiplicação e divisão.
* Joana explicou: — Não devemos pisar na grama do parque.
Segundo momento:
Os alunos vão explicar o ponto de exclamação que
Que horror!
* Ganhei!
* Explicar o ponto de interrogação nas frases.
Quer ir ao cinema comigo?
* Será que eles prefere jornais ou revistas?
E reconhecer a pontuação nas histórias em quadrinhos
A presentar os vídeos sobre pontuação e apresentar a dinâmica

Referências:
hthttps://www.todamateria.com.br/uso-do-travessao/tp://www.rea.net.br/site/mao-na-massa/criar/:https://www.youtube.com/watchv=wbS65XwRJ34

/www.google.com.br/search?/www.google.com.br/search?q=história+em+quadrinho+sobre+educação


Creative commons:  http://wiki.creativecommons.org/CC_REL.




Nenhum comentário:

Postar um comentário