UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDU
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA ELETIVA DE INTRODUÇÃO À
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
PROFª.: ANAMELEA DE CAMPOS PINTO
DISCENTE: ALINE ALVES DE BARROS ARAÚJO
CRIAÇÃO DO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO (REA)
PRODUÇÃO
Projeto elaborado: ( x )
individualmente ( )
coletivamente, com o colega_____
Contexto em que será criado o REA
O
uso do Recurso Educacional Aberto (REA) escolhido foi Vídeo e tem como público
alvo alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I, podendo ser adaptado e/ou
utilizado para outras turmas.
1 - Concepção
O
REA proporciona o ensino da história dos indígenas de Alagoas, com ênfase para
a Etnia Kariri-Xocó. Tem o objetivo de aproximar o aluno de sua história
regional e local, desconstruindo os estereótipos de índio e trazendo uma visão
ampliada e real dos indígenas de Alagoas.
2- Planejamento
Para a criação do REA foi necessário:
· Pesquisa, análise e resumo das informações necessárias.
· Produção de vídeo
· Licenciar no Creative Commons.
3 – Planejamento da roteirização
Ao
acessar o REA o aluno terá conhecimento das comunidades indígenas existentes em
Alagoas, com ênfase para a etnia Kariri-Xocó.
As informações estão organizadas do seguinte
modo:
·
Síntese das comunidades indígenas de Alagoas
(nome e localização);
·
Conhecendo a Etnia Kariri-Xocó;
·
Resumo.
4 – Mediação e Avaliação
O
REA será utilizado de forma expositiva-interativa, com a mediação do professor
e interação dos alunos por meio de questionamentos, observações e discussões a
partir das imagens, textos e sonoplastia. A avaliação se dará por meio da
participação/interação.
5– REA (¹Creative Commons)
. O REA foi licenciado Creative
Commons e posteriormente será divulgado e ficará acessível em redes sociais
(facebook, instagram e no blog https://introducaoead-ped.blogspot.com.br/).
Disponível em: <https://plus.google. com/111510353163971540617">
______________
¹Creative Commons – permite
que software, programas, aplicativos, textos, áudios, vídeos, infográficos
entre outros recursos sejam baixados e criados sob essa licença. Para mais
informações consultar https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt_BR
Referências Bibliográficas
Alagoas. Secretaria de
Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio. Estudo sobre as Comunidades Indígenas de Alagoas/Alagoas.
Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio. – Maceió: SEPLAG,
2017. 27p. Disponível em: <http://dados.al.gov.br/dataset/39e70e25-4d9c-4680-b9e8-d709de9f0f94/resource/7831d4f1-e988-485a-b930-c4c68abd9157/download/indigena.pdf>
BRASIL. Distribuição Espacial da população indígena – Funai: 2010 –
Disponível em:<http://www.funai.gov.br/arquivos/conteudo/ascom/2013/img/12-Dez/encarte_censo_indigena_02%20B.pdf>
BRASIL. O Brasil Indígena- FUNAI: 2010. Disponível em:
<http://www.funai.gov.br/index.php/indios-no-brasil/o-brasil-indigena-ibge>.
Comunidades Indígenas. Site BR 101 indígena. Disponível em: <http://www.br101indigena.com.br/>
GERLIC, Sebastián(Org.). Índios na visão dos índios: memória.
Salvador: Thydêwá, 2012. Disponível em:
<http://www.thydewa.org/wp-content/uploads/2012/07/memoria.pdf>.
SILVA, Aracy Lopes da Silva(Org.).
GRUPIONI, Luís Donizete Benzi. A
temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º
graus. Brasília, MEC/MARI/UNESCO, 1995.
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