sábado, 26 de maio de 2018

CRIAÇÃO DO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO (REA)




UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDU
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA ELETIVA DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
PROFª.: ANAMELEA DE CAMPOS PINTO
DISCENTE: ALINE ALVES DE BARROS ARAÚJO

CRIAÇÃO DO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO (REA)

PRODUÇÃO

Projeto elaborado: ( x ) individualmente  (   ) coletivamente, com o colega_____

Contexto em que será criado o REA

O uso do Recurso Educacional Aberto (REA) escolhido foi Vídeo e tem como público alvo alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I, podendo ser adaptado e/ou utilizado para outras turmas.

1 - Concepção

O REA proporciona o ensino da história dos indígenas de Alagoas, com ênfase para a Etnia Kariri-Xocó. Tem o objetivo de aproximar o aluno de sua história regional e local, desconstruindo os estereótipos de índio e trazendo uma visão ampliada e real dos indígenas de Alagoas.

2- Planejamento

Para a criação do REA foi necessário:
·      Pesquisa, análise e resumo das informações necessárias.
·      Produção de vídeo
·      Licenciar no Creative Commons.

3 – Planejamento da roteirização

Ao acessar o REA o aluno terá conhecimento das comunidades indígenas existentes em Alagoas, com ênfase para a etnia Kariri-Xocó.
 As informações estão organizadas do seguinte modo:
·         Síntese das comunidades indígenas de Alagoas (nome e localização);
·         Conhecendo a Etnia Kariri-Xocó;
·         Resumo.

4 – Mediação e Avaliação

O REA será utilizado de forma expositiva-interativa, com a mediação do professor e interação dos alunos por meio de questionamentos, observações e discussões a partir das imagens, textos e sonoplastia. A avaliação se dará por meio da participação/interação.

5– REA (¹Creative Commons)

.              O REA foi licenciado Creative Commons e posteriormente será divulgado e ficará acessível em redes sociais (facebook, instagram e no blog https://introducaoead-ped.blogspot.com.br/).




                                                                                                 
______________
¹Creative Commons – permite que software, programas, aplicativos, textos, áudios, vídeos, infográficos entre outros recursos sejam baixados e criados sob essa licença. Para mais informações consultar https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt_BR

 

Referências Bibliográficas

Alagoas. Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio. Estudo sobre as Comunidades Indígenas de Alagoas/Alagoas. Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio. – Maceió: SEPLAG, 2017. 27p. Disponível em: <http://dados.al.gov.br/dataset/39e70e25-4d9c-4680-b9e8-d709de9f0f94/resource/7831d4f1-e988-485a-b930-c4c68abd9157/download/indigena.pdf>

BRASIL. Distribuição Espacial da população indígena – Funai: 2010 – Disponível em:<http://www.funai.gov.br/arquivos/conteudo/ascom/2013/img/12-Dez/encarte_censo_indigena_02%20B.pdf>

BRASIL. O Brasil Indígena- FUNAI: 2010. Disponível em: <http://www.funai.gov.br/index.php/indios-no-brasil/o-brasil-indigena-ibge>.

Comunidades Indígenas. Site BR 101 indígena. Disponível em: <http://www.br101indigena.com.br/>

GERLIC, Sebastián(Org.). Índios na visão dos índios: memória. Salvador: Thydêwá, 2012. Disponível em: <http://www.thydewa.org/wp-content/uploads/2012/07/memoria.pdf>.

SILVA, Aracy Lopes da Silva(Org.). GRUPIONI, Luís Donizete Benzi. A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília, MEC/MARI/UNESCO, 1995.



Nenhum comentário:

Postar um comentário