Projeto elaborado: ( * )
individualmente - CAMILA DA SILVA MELO
Contexto em que
será criado o REA
Jogo didático
A temática abordada do jogo “Caminhos para a liberdade”, ainda é
pouco explorada em sala de aula, falar acerca dos movimentos de resistências
negras se tornaram um clichê somente no dia da consciência negra, e o pior,
de forma errônea. Deste modo, nós enquanto educadores formadores de cidadãos
devemos nos posicionar e desmistificar algumas contradições que são colocadas
como verdades para os alunos.
Sendo assim, precisamos buscar métodos
diferentes para se trabalhar a temática de forma mais consistente para que os
alunos venham, de fato, compreender e vivenciar, por meio da representação os
episódios, explorando, assim, a sua criticidade e aumentando a sua
argumentação.
Então, por meio do exposto, consideramos que
este jogo pode alcançar os objetivos propostos e auxiliar o professor na
discussão acerca das resistências negras que aconteceram no Brasil. Este,
servirá como um recurso didático pedagógico que poderá ser utilizado, não
somente no dia 20 de novembro, mas nos planos de aula a qualquer tempo do
ano.
|
1 - Concepção
O jogo didático (trilha) “Caminhos para a liberdade” visa
principalmente apresentar aos alunos, as diversas maneiras que os negros
buscavam a sua liberdade no período da escravidão no Brasil. Desde os
pequenos atos de resistência aos que levavam aos conflitos maiores. E,
também, demonstrar por meio do jogo que as pequenas resistências foram meios
para chegarem a maior resistência de todas: a criação de espaços coletivos,
que respeitam as culturas e as vivencias particular do povo negro, a criação
dos quilombos. A trilha “Caminhos para a liberdade” colabora com a temática
“resistências negras no Brasil escravista”, pois demonstra
representativamente por meio dos seus conteúdos, um pouco do percurso que os
escravos tinham até chegar a liberdade, a qual está denominada no jogo de
várias formas (constituição familiar, quilombos, carta de alforria e
expressão artística). Deste modo, a exploração do jogo fará com que os alunos
venham refletir acerca da escravidão no Brasil e as diversas formas de
liberdade dos negros, favorecendo, assim, a aprendizagem dos conteúdos
listados neste roteiro. O público alvo deste jogo são os alunos do segundo
ciclo da educação básica, mais especificamente, alunos do 4º ano do ensino
fundamental. Este jogo é composto por uma
trilha em tamanho real para que os jogadores sejam as próprias peças,
acompanha as cartas de identificação que tem um
pouco da biografia de alguns representantes negros do Brasil, dando assim,
uma identidade ao jogador (aluno) e uma roleta representativa, sendo esta
apenas somatória para o avanço das casas.
Palavras-chave:
Liberdade; escravidão no Brasil; resistências negras.
|
2 - Planejamento
Objetivos:
Ø
Geral:
ü
Evidenciar os diversos
caminhos que representavam a busca para a liberdade através do jogo “Caminhos
para a liberdade” como forma de tabuleiro em tamanho real.
Ø
Objetivos específicos:
ü
Discutir o conceito de
resistência;
ü
Desmistificar a ideia
de que o negro aceitou com subserviência a condição de escravo;
ü
Conhecer a cultura de
resistência negra no Brasil escravocrata.
Conteúdos
·
Resistência negra;
·
Os quilombos no Brasil;
·
A escravidão dos negros.
Recursos
Jogo de tabuleiro " Caminhos para a
liberdade".
Cartas identificadoras (anexo)
Roleta representativa
Profissionais
Pedagogos
Licenciados
Desing / manipulador do photoshop
Referências
ALBURQUERQUE, Wlamyra R. de.
FILHO, Walter Fraga. Uma história do
negro no Brasil. Salvador: Centro
de Estudos Afro-Orientais; Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006. 93- 221p
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia/Secretaria
de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. Disponível em: <portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro051.pdf>.
Acesso em: 20 de abril de 2018.
|
3 – Planejamento da roteirização
O jogo é produzido, primeiramente, com a ilustração
feita em uma folha (imagem da folha de rascunho) e logo em seguida é lançado
nos recursos gráficos de editoração, neste caso foi utilizado o (photoshop). A
trilha “Caminhos para a liberdade” após a editoração deve ser agora
confeccionada, esta, será feita em material de lona e em tamanho real para
que os alunos venham manusear e vivenciar melhor a experiência do jogo e de
seus conteúdos. Vale ressaltar que eta trilha será feita em gráfica, não a
mão, isto, para que seja mais atrativa a sua jogabilidade.
Figura 1 – Trilha Caminhos para a liberdade editada.
O jogo “Caminhos para a liberdade”, também terá
algumas cartas de identificação, construídas em papel fotográfico e em
tamanho normal, a qual trará uma pequena biografia de alguns representates
negros do Brasil. Também teremos a roleta numérica que será feita a mão pelos
estudantes em papel.
Figura 2 – Cartas de identificação.
Figura 3 – Representação da roleta númerica.
|
3.1 Roteiro da criação do REA
O jogo: Caminhos
para a liberdade
Como jogar? (procedimentos)
ü
Esta trilha será jogada por 2 ou 3
participantes (alunos);
ü
15 casas, sendo 5 representadas
por imagens e com consequências;
ü
Será dividido apenas em um ponto
de partida onde pegarão cartas de identificação;
ü
Apenas 1 roleta representativa.
(punho fechado e levantado)
ü
Cada jogador terá a chance de
rodar a roleta e avançar a (s) casa (s), pois será apenas somatória.
ü
Algumas casas serão representadas
por imagens e descrição acerca do desenvolvimento do jogo. Ex.: casa do
capitão do mato volte uma casa você foi pego; outras serão representadas
apenas por pegadas
ü
Existirá uma casa que tem como
consequência a morte, o participante que se encontrar nesta casa convidará
outro integrante da sua irmandade que dará continuidade à luta partindo do
início. Esse novo participante receberá uma nova identidade.
ü
A chegada será no ponto de
libertação, onde virá representada através de imagens algumas possibilidades
de liberdades abordadas no texto. Ex.: constituição familiar, quilombos,
carta de alforria, expressão artística
|
4 – Mediação e Avaliação
Exposição oral; Questões/debates/discussões; A avaliação será no
momento de aplicação e participação.
|
5– REA (¹Creative Commons)
O jogo será dispoinibilidade na modalidade aberta com a licença Creative Commons e aplicado em
instituições de ensino. A proposta é que os participantes opinem sobre o jogo
com a tag #caminhodaliberdadeojogo.
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