Universidade
federal de Alagoas
Centro
de Educação
Curso
de pedagogia
Disciplina:
Introdução à Educação à Distancia
Prof.ª:
Anammelea
Aluno:
Nildeceia da Silva Lima
5º
período vespertino
PRODUÇÃO
Projeto
elaborado: ( x )
individualmente ( ) coletivamente,
com o colega: _______________
Para este trabalho
propomos OS SOFTWARE E APLICATIVOS DE CRIAÇÃO do repositório da
Escola Digital (http://escoladigital.org.br/),
haja vista as possibilidades de criação (infográficos,
vídeos, podcast/áudio, Quiz, aplicativo móvel, jogos educacionais,
animação, áudio, aula digital, simulador
etc) presentes para todas as disciplinas da educação básica,
por anos e modalidades de
ensino em um único espaço. Fica a critério a escolha do recurso.
IMPORTANTE
ATENTE
PARA: Quais aspectos pedagógicos do REA poderá contribuir no
processo de aprendizagem?
O
que e como o REA permitirá aprender em contexto híbrido?
Enunciado: O
ponto de partida deverá ser a escolha do recurso digital a ser
criado, com critérios de:comunicabilidade,
navegabilidade, aspectos pedagógicos com possibilidades de
aprendizagem,
elabore um projeto contendo as diferentes etapas de criação.
Contexto
em que será criado o REA
A
minha proposta é criar o REA para alunos, pais, professores, e
qualquer pessoa que sinta a necessidade de trabalhar com essa
proposta, a fim de ampliar o debate sobre temas sociais, levando o
mesmo a oportunidade de reflexão sobre a conjuntura escolhida,
oportunizando-os a criar um cordel com um tema presente em sua
realidade.
|
1
- Concepção
Como
e por que a criação do REA subsidiará a aprendizagem? Qual a
sua relevância no contexto em que será desenvolvido? Qual o
objetivo pedagógico que se pretende atingir?
A
criação do cordel será feita a critério do professor, e
ajudará o aluno a contextualizar sobre o assunto, ampliar o seu
vocabulário de palavras, pensamento de criação própria, levará
a autoconfiança em si e em seu aprendizado. Sua relevância
dependerá da forma que será trabalho o cordel, e sua finalidade
educativa. O objetivo pedagógico será a habilidade de reflexão
e criação em produção textual, seguida de capacidade em rimar
palavras com sentido na frase.
|
2
- Planejamento
Qual
o tempo e os recursos necessários para a realização da criação
do REA? Quais profissionais estarão envolvidos e qual seu papel
na criação? Importante estabelecer um cronograma e definir as
etapas de criação.
A
criação de um cordel, diferente de outros métodos, se dará de
forma simples, pois usará apenas papel e caneta, como objetos
específicos. O tempo dependerá da turma e complexidade do tema
escolhido, e poderá ser trabalhado com tema único ou variado, a
critério do professor ou usuário da atividade e contará com a
participação de todos.
|
3
– Planejamentos da roteirização
Como
pretende roteirizar o REA? Qual deverá ser a participação do
aluno ao estudar com o REA (atentar para questões cognitiva,
interativa, hipertextual, dialógica e navegação) na construção
do conhecimento?
Podemos
trabalhar com cordel de forma a complementar o trabalho feito
durante a semana, ao final das atividades o professor poderá
sugerir a construção de um cordel, explicando o que é um cordel
e como irá ser feito as atividades com o mesmo.
|
3.1
Roteiro da criação do REA
Para
criar o cordel, é preciso que haja a escolha sobre o tema, e em
seguida a sua construção. A criação da proposta aqui
apresentada como REA, (cordel), levou um curto período de tempo,
mas poderá ser usado o tempo que cada um precise para sua
elaboração.
|
4
– Mediação e Avaliação
Como
você pretende mediar o desenvolvimento da aprendizagem? Quais
elementos utilizará?
Um
cordel poderá ser mediado pelo professor ou qualquer pessoa em
interesse de construção. Será utilizado apenas papel, caneta e
imaginação. Sua
avaliação (sala de aula) tem como proposta, o modelo diagnóstico
(analítico),
no qual o professor irá detectar ou fazer uma verificação dos
conteúdos e conhecimento do aluno, e a partir dos dados desse
diagnóstico, realizar o planejamento de ações que supram as
necessidades e atinja os objetivos propostos.
|
5–
REA (¹CreativeCommons)
Como
se pretende divulgar o trabalho desenvolvido? Lembrem-se de que a
divulgação é uma etapa importante do projeto na medida em que
valoriza o trabalho realizado e permite que outras pessoas
conheçam o que foi feito.
Pretendo
disponibilizar o meu trabalho com cordel na web, para que assim
outros tenham acesso e possa ajudar e incentivar outras pessoas a
trabalharem com essa produção textual, que muito pode contribuir
para o aprendizado de quem o tem acesso.
|
______________
¹CreativeCommons –
permite que software, programas, aplicativos, textos, áudios,
vídeos, infográficos entre outros recursos sejam baixados e criados
sob essa licença. Para mais informações
consultarhttps://creativecommons.org/licenses/?lang=pt_BR
O nosso mundo está
cheio
De pessoas sem fé
e esperança
Devido a corrupção
existente
De cara limpa e
arrogância
Mas há algo que
podemos fazer
Tirando todo poder
Daqueles que tem a
ganância.
Se todos abrirem
os olhos
Para fazer a sua
parte
Deixando de lado
os favores
De quem não tem
outra arte
A não ser enganar
o povo
E quando se pede
socorro
Já está em outra
parte.
Às vezes penso
comigo
Se não carrego a
culpa
Fazendo-me de
desentendida
Quando se pedem a
luta
Achando que o
outro e que pode
Mudar a realidade
do pobre
Sem mudar minha
conduta
Hoje venho
esclarecer
Que ainda tenho
esperança
Que a sociedade
acorde
Antes que venha a
abundância
De pessoas
maléficas e cruéis
Pois jamais
pensará nos viés
Dessa vida de
intolerância.
Dos pilares para o
confronto
Dado a minha
inquietação
Como posso mudar o
mundo
Com apenas algumas
mãos
Se a realidade do
povo
Hoje que pede
socorro
É pra quem não
tem audição.
AUTOR: NILDECEIA
DA SILVA LIMA
Licenciado pelo Creative Commons em uma licença aberta.
Acesse o link: http://wiki.creativecommons.org/CC_REL.
Acesse o link: http://wiki.creativecommons.org/CC_REL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário