RECURSO
EDUCACIONAL ABERTO (REA)
UNIVERSIDADE
FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
CENTRO
DE EDUCAÇÃO – CEDU
CURSO
DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA
ELETIVA DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
PROFª.:
ANAMELEA DE CAMPOS PINTO
DISCENTES:
ADELBA FAUSTO DA SILVA
ALINE
MARIA DA SILVA QUINTELA
CRIAÇÃO
DO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO (REA)
CRIAÇÃO
DO REA (roteiro e projeto)
Projeto
elaborado: ( ) individualmente ( X )
coletivamente, com o colega.
Contexto em que será o REA
Consideramos que a música possui um papel importante na
educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor,
sócioafetivo, cognitivo e linguístico. Além do seu potencial educativo, está
voltada para o desenvolvimento integral da criança.
A musicalização é um processo
de construção do conhecimento, que favorece o desenvolvimento da sensibilidade,
criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória,
concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade,
também contribui para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.
1.
Concepção
Trabalhar
a compreensão e o reconhecimento do papel da música e a importância de abrir
espaços para que as crianças possam se expressar e se comunicar através de
diferentes fontes sonoras, para assim contribuir na formação de seres humanos
sensíveis, criativos, autônomos e reflexivos. Pois uma instituição de educação
infantil precisa ser mais do que um lugar agradável, onde se brinca, ela deve
ser principalmente um espaço estimulante, educativo, seguro e afetivo,
oferecendo um cotidiano rico, diversificado e a música tem o poder de integrar
tudo isso e deve sim fazer parte desse mundo.
2.
Planejamento
Tema:
Assim se faz música na educação infantil.
Conteúdo:
Música
Público
alvo:
Crianças e professoras da Educação Infantil (1º e 2º períodos)
Recursos:
pen drive com músicas, caixa de som, instrumentos musicais diversos, materiais diversos
Duração: 6
dias (40min/cada)
3.
Planejamento
da roteirização
Caberá aos professores da Educação
Infantil compreender e conhecer as diversas possibilidades para trabalhar com a
música, tendo um novo olhar sobre o quanto a musicalidade é importante para a
aprendizagem e desenvolvimento da criança, e que a mesma seja trabalhada de
modo que não se limite apenas ao ensinamento de conhecimentos específicos, mas
que considere a estética musical como arte.
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
TEMA:
Assim se faz música na educação infantil.
OBJETIVO
GERAL
·
Promover e sensibilizar nas crianças o gosto
musical, criando condições para que a mesma possa vivenciar a música como fonte
de prazer e conhecimento, estimulando a criatividade, o movimento, a percepção,
a coordenação e o convívio social da criança de forma prazerosa que a música oferece.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Conhecer o repertório musical das crianças;
·
Perceber fontes sonoras diversas;
·
Desenvolver a escuta sensível e ativa da
criança;
·
Compreender as propriedades dos sons
(diferença entre som agudo e grave).
CONTEÚDO
·
Fontes sonoras: brinquedos; corpo;
instrumento musical;
·
Ritmo como elemento da música;
·
Elementos do som – altura (grave/agudo).
PROCEDIMENTOS
DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
As
crianças e professoras devem ser estimuladas a participar das atividades
planejadas, manipulando recursos diversos e tendo autonomia para fazer suas
escolhas.
1º
dia:
Em
roda de conversa pediremos para que as crianças cantem no microfone suas
músicas favoritas, assim conheceremos os gêneros musicais que elas têm acesso
na comunidade onde vivem, o que elas ouvem e cantam.
Encenação
da música: O pano encantado (Lu Chamusca).
Materiais:
Caixa de som, pendrive e pedaços de tecido.
2º
dia:
Divididas
em grupos as crianças percorrerão o pátio da instituição em silêncio, tentando
captar os sons vindos do ambiente. Após
o passeio, elas deverão retornar a sala de referência onde serão orientadas a
desenhar o objeto ou ser que produziu o som que ela mais gostou, podendo ser
feito mais de um desenho.
Materiais: Giz de cera, lápis de cor, hidrocor,
lápis e folha de papel A4.
3º dia:
As
crianças serão estimuladas a falar sobre os sons que ouviram durante o passeio
pelo pátio da Instituição na atividade do dia anterior. Em seguida será
apresentado as crianças vários objetos que produzem sons variados. Agora, as
crianças deverão ser estimuladas a identificar os sons apenas pela escuta, para
isso deve-se contar com o
Após
será contado uma história sonorizada onde esses e outros objetos serão
incluídos.
Materiais: Caixa de papelão, cortina,
radiografia, apito, panderola, flauta, chocalho, buzina, copo plástico,
cachorro latindo, patas de cavalo, toques de celular com sons de animais, etc.
4º dia
Com
as crianças sentadas na roda explicaremos
a diferença entre som grave e agudo. Com três latas de refrigerantes iguais,
uma com pedra, outra com feijão e outra com arroz, deve-se identificar qual som
é mais grave, qual é mais agudo e qual fica na faixa média. Após brincando com
cantigas de roda e com objetos variados as crianças tentarão reproduzir e
identificar esses sons graves e agudos.
5º dia
Relembrar
os sons agudo e grave através da brincadeira grave-agudo, substituindo as
palavras morto-vivo da brincadeira. Para fixar melhor a diferença entre grave e
agudo, propor a brincadeira de vivo-morto, onde uma flauta representava o som
agudo (vivo) e um tambor o som grave (morto).
6º dia
Serão
entregues as crianças imagens com fotos de instrumentos musicais e elas
tentarão identificá-los, em seguida, será exibido um desenho animado do Mickey
Mouse - A Hora da Sinfonia, onde as personagens fazem parte de uma orquestra
musical. As crianças por fim, verão os instrumentos que fazem parte de uma
orquestra.
RECURSOS
Pen
drive;
Caixa
de som;
Papel
A4
Lápis
grafite;
Lápis
de cor;
Fotos
de instrumentos;
Vídeo;
Instrumentos
musicais.
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO
Será avaliado a participação
das crianças e professores, o interesse, as atividades realizadas e o desenvolvimento
nos trabalhos em grupo.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Ministério da Educação e do
Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília,
DF: MEC/SEF, 1998. v. 3. B.
BRASIL. Lei nº 11.769, de 18 de agosto
de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes
e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da
música na educação básica. Brasília, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação.
Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil /. Secretaria de
Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010.
BRASIL, Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de
licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda
licenciatura) e para a formação continuada.
RITO, TECA ALENCAR DE. Música na
Educação Infantil – Propostas Para a Formação Integral da Criança. São
Paulo, Peiropolis, 2003.
MÁRSICO, LEDA OSÓRIO. A Criança e a
Música. Porto Alegre-Rio de Janeiro, Globo, 1982.
PARALAPRACÁ/Instituto C&A e
Avante: Educação e Mobilização Social. Assim se faz música. 1 ed.
Barueri, SP; Instituto C&A, 2013.
REA
Este trabalho está aberto ao público para
possíveis
RECURSO
EDUCACIONAL ABERTO (REA)
UNIVERSIDADE
FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
CENTRO
DE EDUCAÇÃO – CEDU
CURSO
DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA
ELETIVA DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
PROFª.:
ANAMELEA DE CAMPOS PINTO
DISCENTES:
ADELBA FAUSTO DA SILVA
ALINE
MARIA DA SILVA QUINTELA
CRIAÇÃO
DO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO (REA)
CRIAÇÃO
DO REA (roteiro e projeto)
Projeto
elaborado: ( ) individualmente ( X )
coletivamente, com o colega.
Contexto em que será o REA
Consideramos que a música possui um papel importante na
educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor,
sócioafetivo, cognitivo e linguístico. Além do seu potencial educativo, está
voltada para o desenvolvimento integral da criança.
A musicalização é um processo
de construção do conhecimento, que favorece o desenvolvimento da sensibilidade,
criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória,
concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade,
também contribui para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.
1.
Concepção
Trabalhar
a compreensão e o reconhecimento do papel da música e a importância de abrir
espaços para que as crianças possam se expressar e se comunicar através de
diferentes fontes sonoras, para assim contribuir na formação de seres humanos
sensíveis, criativos, autônomos e reflexivos. Pois uma instituição de educação
infantil precisa ser mais do que um lugar agradável, onde se brinca, ela deve
ser principalmente um espaço estimulante, educativo, seguro e afetivo,
oferecendo um cotidiano rico, diversificado e a música tem o poder de integrar
tudo isso e deve sim fazer parte desse mundo.
2.
Planejamento
Tema:
Assim se faz música na educação infantil.
Conteúdo:
Música
Público
alvo:
Crianças e professoras da Educação Infantil (1º e 2º períodos)
Recursos:
pen drive com músicas, caixa de som, instrumentos musicais diversos, materiais diversos
Duração: 6
dias (40min/cada)
3.
Planejamento
da roteirização
Caberá aos professores da Educação
Infantil compreender e conhecer as diversas possibilidades para trabalhar com a
música, tendo um novo olhar sobre o quanto a musicalidade é importante para a
aprendizagem e desenvolvimento da criança, e que a mesma seja trabalhada de
modo que não se limite apenas ao ensinamento de conhecimentos específicos, mas
que considere a estética musical como arte.
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
TEMA:
Assim se faz música na educação infantil.
OBJETIVO
GERAL
·
Promover e sensibilizar nas crianças o gosto
musical, criando condições para que a mesma possa vivenciar a música como fonte
de prazer e conhecimento, estimulando a criatividade, o movimento, a percepção,
a coordenação e o convívio social da criança de forma prazerosa que a música oferece.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Conhecer o repertório musical das crianças;
·
Perceber fontes sonoras diversas;
·
Desenvolver a escuta sensível e ativa da
criança;
·
Compreender as propriedades dos sons
(diferença entre som agudo e grave).
CONTEÚDO
·
Fontes sonoras: brinquedos; corpo;
instrumento musical;
·
Ritmo como elemento da música;
·
Elementos do som – altura (grave/agudo).
PROCEDIMENTOS
DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
As
crianças e professoras devem ser estimuladas a participar das atividades
planejadas, manipulando recursos diversos e tendo autonomia para fazer suas
escolhas.
1º
dia:
Em
roda de conversa pediremos para que as crianças cantem no microfone suas
músicas favoritas, assim conheceremos os gêneros musicais que elas têm acesso
na comunidade onde vivem, o que elas ouvem e cantam.
Encenação
da música: O pano encantado (Lu Chamusca).
Materiais:
Caixa de som, pendrive e pedaços de tecido.
2º
dia:
Divididas
em grupos as crianças percorrerão o pátio da instituição em silêncio, tentando
captar os sons vindos do ambiente. Após
o passeio, elas deverão retornar a sala de referência onde serão orientadas a
desenhar o objeto ou ser que produziu o som que ela mais gostou, podendo ser
feito mais de um desenho.
Materiais: Giz de cera, lápis de cor, hidrocor,
lápis e folha de papel A4.
3º dia:
As
crianças serão estimuladas a falar sobre os sons que ouviram durante o passeio
pelo pátio da Instituição na atividade do dia anterior. Em seguida será
apresentado as crianças vários objetos que produzem sons variados. Agora, as
crianças deverão ser estimuladas a identificar os sons apenas pela escuta, para
isso deve-se contar com o
Após
será contado uma história sonorizada onde esses e outros objetos serão
incluídos.
Materiais: Caixa de papelão, cortina,
radiografia, apito, panderola, flauta, chocalho, buzina, copo plástico,
cachorro latindo, patas de cavalo, toques de celular com sons de animais, etc.
4º dia
Com
as crianças sentadas na roda explicaremos
a diferença entre som grave e agudo. Com três latas de refrigerantes iguais,
uma com pedra, outra com feijão e outra com arroz, deve-se identificar qual som
é mais grave, qual é mais agudo e qual fica na faixa média. Após brincando com
cantigas de roda e com objetos variados as crianças tentarão reproduzir e
identificar esses sons graves e agudos.
5º dia
Relembrar
os sons agudo e grave através da brincadeira grave-agudo, substituindo as
palavras morto-vivo da brincadeira. Para fixar melhor a diferença entre grave e
agudo, propor a brincadeira de vivo-morto, onde uma flauta representava o som
agudo (vivo) e um tambor o som grave (morto).
6º dia
Serão
entregues as crianças imagens com fotos de instrumentos musicais e elas
tentarão identificá-los, em seguida, será exibido um desenho animado do Mickey
Mouse - A Hora da Sinfonia, onde as personagens fazem parte de uma orquestra
musical. As crianças por fim, verão os instrumentos que fazem parte de uma
orquestra.
RECURSOS
Pen
drive;
Caixa
de som;
Papel
A4
Lápis
grafite;
Lápis
de cor;
Fotos
de instrumentos;
Vídeo;
Instrumentos
musicais.
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO
Será avaliado a participação
das crianças e professores, o interesse, as atividades realizadas e o desenvolvimento
nos trabalhos em grupo.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Ministério da Educação e do
Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília,
DF: MEC/SEF, 1998. v. 3. B.
BRASIL. Lei nº 11.769, de 18 de agosto
de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes
e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da
música na educação básica. Brasília, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação.
Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil /. Secretaria de
Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010.
BRASIL, Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de
licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda
licenciatura) e para a formação continuada.
RITO, TECA ALENCAR DE. Música na
Educação Infantil – Propostas Para a Formação Integral da Criança. São
Paulo, Peiropolis, 2003.
MÁRSICO, LEDA OSÓRIO. A Criança e a
Música. Porto Alegre-Rio de Janeiro, Globo, 1982.
PARALAPRACÁ/Instituto C&A e
Avante: Educação e Mobilização Social. Assim se faz música. 1 ed.
Barueri, SP; Instituto C&A, 2013.
REA
Este trabalho estará aberto ao público para
possíveis consultas e compartilhamentos.


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