terça-feira, 22 de maio de 2018

RECURSO EDUCACIONAL ABERTO (REA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS- UFAL
CENTRO DE EDUCAÇÃO- CEDU
CURSO DE PEDAGOGIA
Disciplina: Introdução à Educação à Distancia
Prof.ª: Anammelea
Discentes: Flávio Santos
                 Janaina Maria

CRIAÇÃO DO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO (REA)
CRIAÇÃO DO REA (roteiro do projeto)
PRODUÇÃO
Projeto elaborado: (   ) individualmente   ( x ) coletivamente, com o colega: Flávio
Contexto em que será criado o REA
Sabendo que os alunos dessa fase escolar deverão em tomar conhecimento da existência dos famosos dinossauros, apresentamos nossa sequência didática como proposta pedagógica na tentativa de expor uma forma de ensino menos mecânica e mais divertida para nossos pequenos estudantes.
1 - Concepção
Nosso principal objetivo é trabalhar este conteúdo de uma maneira mais descontraída de forma que possamos envolver o diálogo e que possamos aproveitar os conhecimentos prévios da criança. É a partir disso que pretendemos inicialmente construir o processo pedagógico desse conteúdo.
2 - Planejamento

Conteúdo
Os Dinossauros
Público alvo
3° ano- Fundamental I         
Recurso necessário
Computador, caderno e canetas
Tempo gasto
4 semanas


3 – Planejamentos da roteirização
O aluno deverá contribuir a partir da socialização daquilo que ele conhece (inicialmente) em uma conversa com o professor e os colegas. O processo de ensino do conteúdo por si incentivará a capacidade de indagar das crianças.



SEQUÊNCIA DIDÁTICA




TEMÁTICA: Os Dinossauros

OBJETIVO GERAL
Analisar o período da existência de cada espécie de dinossauro
Despertar o entusiasmo dos alunos e o prazer pelo aprender

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer a história dos dinossauros;
Saber o que levou a sua extinção;
Fazer com que os educandos perguntem de forma que expressem suas curiosidades

CONTEÚDO
Períodos Dos Dinossauros: Triássico, Jurássico e Cretáceo.
Classificação quanto a alimentação Herbívoros e Carnívoros...
A ciência que estuda os fósseis - Paleontólogo
O que são fósseis

METODOLOGIA:
Inicialmente será feito em sala uma roda de conversa sobre para entender o que a turma sabe sobre os dinossauros
Em seguida será apresentado um filme “Dinossauros : os gigantes da terra” com duração de oito minutos, e após isso fazermos perguntas relacionadas ao filme.
No segundo momento vamos dinamizar a aula de forma que cada estudante poderá desenhar e colorir seu dinossauro preferido e socializar com os colegas dizendo por que escolheu o dinossauro desenhado.

RECURSOS:
Data Show
Caixinha de som
Vídeo
Folhas A4

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO:
A avaliação ocorrerá durante a aula considerando-se os critérios de participação, interação e realização das atividades.

REFERÊNCIAS
Dinossauros - Os gigantes da Terra – YouTube https://www.youtube.com/watch?v=de2zySUi95M
Acesso em 14, maio 2018

Fósseis. Os fósseis e os seus tipos - Mundo Educação
mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fosseis.htm
Acesso em 14, maio 2018







Nenhum comentário:

Postar um comentário