quinta-feira, 24 de maio de 2018

RECURSO EDUCACIONAL ABERTO-REA


RECURSO EDUCACIONAL ABERTO (REA)
UNIVERSIDADE FEDARAL DE ALAGOAS-UFAL
CENTRO DE EDUCAÇÂO-CEDU
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: INTRODUÇÂO À EDUCAÇÂO Á DISTÂNCIA
PROFESSORA: ANAMELEA DE CAMPOS PINTO
DISCENTES: VALDENIA VIRICIMO



CRIAÇÃO DO REA (roteiro do projeto)

PRODUÇÃO


Projeto elaborado: (X) individualmente   (   ) coletivamente, com o colega: _______________



Contexto em que será criado o REA
O REA foi elaborado para escola urbana, com o publico alunos do 5º ano do ensino fundamental I. O Propósito deste REA é orientar os professores para o desenvolvimento
 de uma sequência didática com o uso das tecnologias.



1 - Concepção
Como e por que a criação do REA subsidiará a aprendizagem? Qual a sua relevância no contexto em que será desenvolvido? Qual o objetivo pedagógico que se pretende atingir?

O REA será desenvolvido com o uso da tecnologia (Computador e smartphone), em uma escola municipal do ensino fundamental I, onde a escola está inserida na zona urbana. 
O REA contribuirá para o aprimoramento do conhecimento da matéria de ciência, com o conteúdo os animais vertebrados e invertebrados.
Trazer a tecnologia para a sala de aula já que faz parte do cotidiano do aluno para 
 estimula a construção do conhecimento.
Esperar-se que os alunos possam aprimorar o conhecimento de Aprimorar o
 conhecimento sobre alguns animais; analisar, registrar e tirar fotos sobre as 
semelhanças e diferenças dos animais estudados; Pesquisar informações sobre animais vertebrados e invertebrados; Utilizar a tecnologia para o desenvolvimento dos estudos;
 Uso do Computador e smartphone na sala de aula; Discutir com os colegas os pontos divergentes.



2 - Planejamento
Qual o tempo e os recursos necessários para a realização da criação do REA? Quais profissionais estarão envolvidos e qual seu papel na criação? Importante estabelecer 
um cronograma e definir as etapas de criação.
O REA foi criado a partir de estudos desenvolvidos em sala de aula pela disciplina
 eletiva Introdução a Educação a Distância.
·                 18/04/18 Estudo sobre o que é um REA;
·                 27/04/18 Início da laboração do REA;
·                 04/05/18 Orientação para elaboração do REA;
·                 11/05/18 Orientação para elaboração do REA;
·                 18/05/18 Apresentação do REA.

3 – Planejamento da roteirização
Como pretende roteirizar o REA? Qual deverá ser a participação do aluno ao estudar 
 com o REA (atentar para questões cognitiva, interativa, hipertextual, dialógica e
 navegação) na construção do conhecimento?
O REA será desenvolvido em 3 dias, com atividades que será desenvolvida em aulas
de 60 minutos. Para a construção do conhecimento dos alunos será necessário que 
os mesmos participem das aulas para adquiri Pratica de leitura e escrita, Conhecimento
dos animais vertebrados e invertebrados e o sistema de escrita. Os alunos obterão
esses conhecimentos através da interativa, dialógica e navegação.
3.1 Roteiro da criação do REA
Para a criação do REA foi planejado o público em que será desenvolvido, que são os 
alunos do 5º ano do ensino Fundamental I.
O objetivo que é o uso da tecnologia para o desenvolvimento e a construção do 
conhecimento dos alunos.
As atividades realizadas serão para aprimorar o conhecimento sobre alguns animais; 
analisar, registrar e tirar fotos sobre as semelhanças e diferenças dos animais estudados; Pesquisar informações sobre animais vertebrados e invertebrados; Utilizar a tecnologia 
para o desenvolvimento dos estudos; Uso do Computador e smartphone na sala de aula; Discutir com os colegas os pontos divergentes.






4 – Mediação e Avaliação
Como você pretende mediar o desenvolvimento da aprendizagem? Quais elementos utilizarão?

A mediação do professor será através do uso da tecnologia em sala de aula com 
 feedback dialogada durante as realizações das atividades. A avaliação será mediadora/processual, pois vai das reflexões a partir do processo da construção 
do conhecimento.
OBS: (Pode ficar ao critério do professor que alterar esse REA).


5– REA (¹Creative Commons)
Como se pretende divulgar o trabalho desenvolvido? Lembrem-se de que a divulgação 
é uma etapa importante do projeto na medida em que valoriza o trabalho realizado e 
permite que outras pessoas conheçam o que foi feito.

O REA será uma sequência didática que será submetida ao blog da disciplina de 
Introdução à Educação à Distância da UFAL (UNIVESIDADE FEDERAL DE ALAGOAS),
com a licença aberta.





O roteiro: proposta de sequência didática
21-05-2018

Autora: Valdênia dos Santos Viricimo
Estrutura curricular
Graduanda em pedagogia

 Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com essa aula

  • Usar o computador:

·       Utilizar a tecnologia para o desenvolvimento dos estudos;
·       Aprimorar o conhecimento sobre os animais invertebrados e vertebrados;
·       Analisar, registrar e tirar fotos sobre as semelhanças e diferenças dos animais vertebrados e invertebrados presentes no cotidiano dos alunos;


Turma: 5º ano do Ensino Fundamental

Duração das atividades
A sequência didática serão desenvolvidas em 3 dias, cada aula terá 60 minutos para o desenvolvimento das atividades.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que o aluno tem uma experiência com os computadores, leitura e escrita, para ter o desenvolvimento das aulas e evolução no seu desenvolvimento intelectual.

Estratégias e recursos da aula
1ª Aula (60 minutos)
O objetivo dessa atividade será a utilização da tecnologia para aprimorar o conhecimento dos alunos.
O professor explicará e apresentará a diferença de alguns animais invertebrados e vertebrados é necessário realizar algumas perguntas como, por exemplo: como é formado o corpo dos animais vertebrados e invertebrado?
Agora é o momento que os alunos usarão os computadores para realizar as pesquisas dos animais vertebrados e invertebrados.

2ª Aula (60 minutos)
O objetivo dessa atividade é diálogo em sala de aula, leitura e desenvolvimento intelectual.
O professor pedirá para os alunos falar quais animais encontraram e as suas características, se tem algo em comum entre eles ou alguma semelhança.

3ª Aula (60 minutos)
O objetivo dessa aula é o diálogo entre alunos e professor e desenvolvimento do conhecimento, interação em equipe.
o professor pedirá a turma em grupo, cada grupo ficará responsável para apresentar aos seus colegas animais vertebrados e invertebrado presente no cotidiano de cada um.

 4ª Aula (60 minutos)
Objetivo dessa aula é conhecer a comunidade em que a escola está inserida e pesquisa de campo.
O professor levará a turma para um passeio na comunidade em que a escola está localizada para fotografar (com celular) animais vertebrados e invertebrados.

5ª Aula (60 minutos)
O objetivo dessa aula é que os alunos tenham conhecimento das ferramentas em computadores para desenvolvimentos de trabalhos escolares, escrita e leitura.
O professor pedirá que os alunos façam uma pesquisa e digitalize o que pesquisaram sobre os animais vertebrados e invertebrados que fotografaram durante o passeio.

6º Aula (60 minutos)
O objetivo dessa aula é interação entre grupos.
O professor e a turma construirá um mural “Animais vertebrados e invertebrados que estão presente no nosso cotidiano”. Será necessário que o professor imprimirá as pesquisas e as fotos dos animais para expor.
Avaliação
A avaliação será mediadora processual, pois se dará início a partir das reflexões do processo de construção do conhecimento.
OBS: (Pode ficar ao critério do professor que desenvolver essa sequência didática).
Referência

GONCALVES,Vanessa. Animais Vertebrados.
 Disponível em:< http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=58260> Acesso em: 24 de Maio de 2018.
 GONCALVES, Vanessa. Animais Invertebrados. Disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=58262> . Acesso em: 24 de Maio de 2018.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


                                   


Nenhum comentário:

Postar um comentário