RECURSO EDUCACIONAL ABERTO (REA)
UNIVERSIDADE FEDARAL DE ALAGOAS-UFAL
CENTRO DE EDUCAÇÂO-CEDU
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: INTRODUÇÂO À EDUCAÇÂO Á DISTÂNCIA
PROFESSORA: ANAMELEA DE CAMPOS PINTO
DISCENTES: VALDENIA VIRICIMO
CRIAÇÃO DO REA (roteiro do projeto)
PRODUÇÃO
Projeto elaborado: (X)
individualmente ( ) coletivamente, com o
colega: _______________
Contexto
em que será criado o REA
O REA
foi elaborado para escola urbana, com o publico alunos do 5º ano do ensino
fundamental I. O Propósito deste REA é orientar os professores para o
desenvolvimento
de uma sequência didática com o uso das tecnologias.
|
1 -
Concepção
Como e
por que a criação do REA subsidiará a aprendizagem? Qual a sua relevância no
contexto em que será desenvolvido? Qual o objetivo pedagógico que se pretende
atingir?
O REA
será desenvolvido com o uso da tecnologia (Computador e smartphone), em uma
escola municipal do ensino fundamental I, onde a escola está inserida na zona
urbana.
O REA contribuirá para o aprimoramento do conhecimento da matéria de
ciência, com o conteúdo os animais vertebrados e invertebrados.
Trazer
a tecnologia para a sala de aula já que faz parte do cotidiano do aluno para
estimula a construção do conhecimento.
Esperar-se que os alunos possam aprimorar o conhecimento de Aprimorar
o
conhecimento sobre alguns animais; analisar, registrar e tirar fotos sobre
as
semelhanças e diferenças dos animais estudados; Pesquisar informações
sobre animais vertebrados e invertebrados; Utilizar a tecnologia para o
desenvolvimento dos estudos;
Uso do Computador e smartphone na sala de aula;
Discutir com os colegas os pontos divergentes.
|
2 -
Planejamento
Qual o
tempo e os recursos necessários para a realização da criação do REA? Quais
profissionais estarão envolvidos e qual seu papel na criação? Importante
estabelecer
um cronograma e definir as etapas de criação.
O REA
foi criado a partir de estudos desenvolvidos em sala de aula pela disciplina
eletiva Introdução a Educação a Distância.
·
18/04/18 Estudo sobre o que é um REA;
·
27/04/18 Início da laboração do REA;
·
04/05/18 Orientação para elaboração do REA;
·
11/05/18 Orientação para elaboração do REA;
·
18/05/18 Apresentação do REA.
|
3 –
Planejamento da roteirização
Como
pretende roteirizar o REA? Qual deverá ser a participação do aluno ao estudar
com o REA (atentar para questões cognitiva, interativa, hipertextual,
dialógica e
navegação) na construção do conhecimento?
O REA será desenvolvido em 3 dias, com atividades que será
desenvolvida em aulas
de 60 minutos. Para a construção do conhecimento dos
alunos será necessário que
os mesmos participem das aulas para adquiri Pratica
de leitura e escrita, Conhecimento
dos animais vertebrados e invertebrados e
o sistema de escrita. Os alunos obterão
esses conhecimentos através da
interativa, dialógica e navegação.
|
3.1
Roteiro da criação do REA
Para a
criação do REA foi planejado o público em que será desenvolvido, que são os
alunos do 5º ano do ensino Fundamental I.
O
objetivo que é o uso da tecnologia para o desenvolvimento e a construção do
conhecimento dos alunos.
As atividades realizadas serão para aprimorar o
conhecimento sobre alguns animais;
analisar, registrar e tirar fotos sobre as
semelhanças e diferenças dos animais estudados; Pesquisar informações sobre
animais vertebrados e invertebrados; Utilizar a tecnologia
para o
desenvolvimento dos estudos; Uso do Computador e smartphone na sala de aula;
Discutir com os colegas os pontos divergentes.
|
4 –
Mediação e Avaliação
Como
você pretende mediar o desenvolvimento da aprendizagem? Quais elementos
utilizarão?
A
mediação do professor será através do uso da tecnologia em sala de aula com
feedback dialogada durante as realizações das atividades. A avaliação será
mediadora/processual, pois vai das reflexões a partir do processo da
construção
do conhecimento.
OBS:
(Pode ficar ao critério do professor que alterar esse REA).
|
5– REA
(¹Creative Commons)
Como se
pretende divulgar o trabalho desenvolvido? Lembrem-se de que a divulgação
é
uma etapa importante do projeto na medida em que valoriza o trabalho
realizado e
permite que outras pessoas conheçam o que foi feito.
O REA
será uma sequência didática que será submetida ao blog da disciplina de
Introdução à Educação à Distância da UFAL (UNIVESIDADE FEDERAL DE ALAGOAS),
com a licença aberta.
|
O
roteiro: proposta de sequência didática
21-05-2018
Autora:
Valdênia dos Santos Viricimo
Estrutura
curricular
Graduanda em pedagogia
Dados
da Aula
O que o aluno poderá
aprender com essa aula
- Usar o computador:
· Utilizar
a tecnologia para o desenvolvimento dos estudos;
· Aprimorar
o conhecimento sobre os animais invertebrados e vertebrados;
· Analisar,
registrar e tirar fotos sobre as semelhanças e diferenças dos animais
vertebrados e invertebrados presentes no cotidiano dos alunos;
Turma:
5º
ano do Ensino Fundamental
Duração
das atividades
A sequência didática serão
desenvolvidas em 3 dias, cada aula terá 60 minutos para o desenvolvimento das
atividades.
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que o aluno tem
uma experiência com os computadores, leitura e escrita, para ter o
desenvolvimento das aulas e evolução no seu desenvolvimento intelectual.
Estratégias
e recursos da aula
1ª Aula (60 minutos)
O objetivo dessa atividade
será a utilização da tecnologia para aprimorar o conhecimento dos alunos.
O professor explicará e
apresentará a diferença de alguns animais invertebrados e vertebrados é
necessário realizar algumas perguntas como, por exemplo: como é formado o corpo
dos animais vertebrados e invertebrado?
Agora é o momento que os
alunos usarão os computadores para realizar as pesquisas dos animais
vertebrados e invertebrados.
2ª Aula (60 minutos)
O objetivo dessa atividade é
diálogo em sala de aula, leitura e desenvolvimento intelectual.
O professor pedirá para os
alunos falar quais animais encontraram e as suas características, se tem algo
em comum entre eles ou alguma semelhança.
3ª Aula (60 minutos)
O objetivo dessa aula é o
diálogo entre alunos e professor e desenvolvimento do conhecimento, interação
em equipe.
o professor pedirá a turma
em grupo, cada grupo ficará responsável para apresentar aos seus colegas
animais vertebrados e invertebrado presente no cotidiano de cada um.
4ª Aula (60 minutos)
Objetivo dessa aula é
conhecer a comunidade em que a escola está inserida e pesquisa de campo.
O professor levará a turma
para um passeio na comunidade em que a escola está localizada para fotografar
(com celular) animais vertebrados e invertebrados.
5ª Aula (60 minutos)
O objetivo dessa aula é que
os alunos tenham conhecimento das ferramentas em computadores para
desenvolvimentos de trabalhos escolares, escrita e leitura.
O professor pedirá que os
alunos façam uma pesquisa e digitalize o que pesquisaram sobre os animais
vertebrados e invertebrados que fotografaram durante o passeio.
6º Aula (60 minutos)
O objetivo dessa aula é
interação entre grupos.
O professor e a turma
construirá um mural “Animais vertebrados e invertebrados que estão presente no
nosso cotidiano”. Será necessário que o professor imprimirá as pesquisas e as
fotos dos animais para expor.
Avaliação
A avaliação será mediadora
processual, pois se dará início a partir das reflexões do processo de construção
do conhecimento.
OBS: (Pode ficar ao critério
do professor que desenvolver essa sequência didática).
Referência
GONCALVES,Vanessa. Animais
Vertebrados.
Disponível em:<
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=58260> Acesso
em: 24 de Maio de 2018.
GONCALVES, Vanessa. Animais Invertebrados.
Disponível em: <
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=58262> .
Acesso em: 24 de Maio de 2018.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário