Contexto histórico da EAD
DANIELLE CRISTINA SOUZA OLIVEIRA
ITTO, Fredric Michael, FORMIGA, Manoel Marcos Maciel, Educação a Distância: o estado da arte. Pearson Education do Brasil. São Paulo, 2009.
A EAD trouxe facilidades e oportunidade para quem
quer aprender, porém desde o seu nascimento tiveram momentos de avanços e
retardos. As aulas por correspondências foram as primeiras notícias acerca
desse modelo de ensino. Caleb Philips fazia o envio de lições semanalmente para
os alunos inscritos. No ano de 1891 foi oferecido, por Thomas J. Foster, em
Oxford e Cambrid, cursos de extensão. Só em 1924 foi criada a escola Alemã por
correspondência por Fritz Reinhardt e em 1910 a Universidade de Queensland também
inicia programas de ensino por correspondências. Até esse momento o movimento
de educação a distância aparenta surgir em curtos passos e através de um único
meio, a correspondências. Mas no ano de 1928 a BBC promoveu cursos de educação
de adultos através do rádio, e durante a segunda guerra mundial apareceram
novos métodos como por exemplo o ensino da recepção do código Morse. Veja o
exemplo:
Fonte:https: //aminoapps.com/c/enigmasemisterios/page/item/codigo-morse/xxVV_JMi QI3aN7Lg3qzjbQ0XlJLR3BpdG7
Mesmo com a boa utilização desses
códigos após a segunda guerra, esse não foi o ponto alto da EAD. Seu principal
ponto se deu a partir dos anos 60 com a institucionalização de diversas ações
do campo educacional secundária e superior.
Atualmente são mais de 80 países fazendo
uso da EAD em todos os níveis e em várias áreas como: saúde, agricultura,
previdência social...
No ano de 1900, no Brasil, os jornais já
anunciavam o oferecimento de cursos profissionais por correspondência, onde foco era para pessoas que estavam em busca de emprego, principalmente na
área do comércio e serviços. Esse ensino acontecia por correspondência através dos correios, por meio das ferrovias.
Em 1923 a Rádio Sociedade do Rio de
Janeiro tinha como principal função oferecer educação para a população. A
transmissão via rádio foi a segunda ferramenta utilizada para o uso da
educação, porém em 1969 o sistema de censura quase acabou por vez com a rádio
educativa no país.
Também existem relatos de outros
recursos que foram utilizados no Brasil, dentre eles o cinema, a tevê educativa
e os computadores. O Brasil possui cerca de 85 instituições com credenciamento
para executar cursos de graduação e pós-graduação.
Os cursos EAD vieram para facilitar,
porém não são vistos com bons olhos no Brasil, pois é possível ver brechas no
que diz respeitos às avaliações e metodologias de ensino. Ao conseguir
fecha-las ou ao menos torna-las mais estreitas, o pensamento descriminador perderá espaço, podendo se tornar mais fácil de enxergar a possibilidade de
desenvolvimento que esse país pode ter ao investir nessa modalidade. A evolução
da EAD não para por aqui, não é o fim, esse momento deve ser visto como mais um
passo para progressivos avanços na área.
Quem é quem na EAD?
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