terça-feira, 3 de abril de 2018

Danielle Cristina - Atividades práticas


Contexto histórico da EAD

DANIELLE CRISTINA SOUZA OLIVEIRA


ITTO, Fredric Michael, FORMIGA, Manoel Marcos Maciel, Educação a Distância: o estado da arte. Pearson Education do Brasil. São Paulo, 2009.

A EAD trouxe facilidades e oportunidade para quem quer aprender, porém desde o seu nascimento tiveram momentos de avanços e retardos. As aulas por correspondências foram as primeiras notícias acerca desse modelo de ensino. Caleb Philips fazia o envio de lições semanalmente para os alunos inscritos. No ano de 1891 foi oferecido, por Thomas J. Foster, em Oxford e Cambrid, cursos de extensão. Só em 1924 foi criada a escola Alemã por correspondência por Fritz Reinhardt e em 1910 a Universidade de Queensland também inicia programas de ensino por correspondências. Até esse momento o movimento de educação a distância aparenta surgir em curtos passos e através de um único meio, a correspondências. Mas no ano de 1928 a BBC promoveu cursos de educação de adultos através do rádio, e durante a segunda guerra mundial apareceram novos métodos como por exemplo o ensino da recepção do código Morse. Veja o exemplo:

Fonte:https: //aminoapps.com/c/enigmasemisterios/page/item/codigo-morse/xxVV_JMi QI3aN7Lg3qzjbQ0XlJLR3BpdG7

Mesmo com a boa utilização desses códigos após a segunda guerra, esse não foi o ponto alto da EAD. Seu principal ponto se deu a partir dos anos 60 com a institucionalização de diversas ações do campo educacional secundária e superior.
Atualmente são mais de 80 países fazendo uso da EAD em todos os níveis e em várias áreas como: saúde, agricultura, previdência social...
No ano de 1900, no Brasil, os jornais já anunciavam o oferecimento de cursos profissionais por correspondência, onde foco era para pessoas que estavam em busca de emprego, principalmente na área do comércio e serviços. Esse ensino acontecia por correspondência através dos correios, por meio das ferrovias.
Em 1923 a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro tinha como principal função oferecer educação para a população. A transmissão via rádio foi a segunda ferramenta utilizada para o uso da educação, porém em 1969 o sistema de censura quase acabou por vez com a rádio educativa no país.
Também existem relatos de outros recursos que foram utilizados no Brasil, dentre eles o cinema, a tevê educativa e os computadores. O Brasil possui cerca de 85 instituições com credenciamento para executar cursos de graduação e pós-graduação.
Os cursos EAD vieram para facilitar, porém não são vistos com bons olhos no Brasil, pois é possível ver brechas no que diz respeitos às avaliações e metodologias de ensino. Ao conseguir fecha-las ou ao menos torna-las mais estreitas, o pensamento descriminador perderá espaço, podendo se tornar mais fácil de enxergar a possibilidade de desenvolvimento que esse país pode ter ao investir nessa modalidade. A evolução da EAD não para por aqui, não é o fim, esse momento deve ser visto como mais um passo para progressivos avanços na área.

                                                                                                                                                



Quem é quem na EAD?


Nenhum comentário:

Postar um comentário