segunda-feira, 23 de abril de 2018

REA RECURSO DIDÁTICO PARA EJA

Resultado de imagem para caderno de coleção do EJA com licençaResultado de imagem para caderno de coleção do EJA com licençaUniversidade Federal de Alagoas Resultado de imagem para caderno de atividades eja AbertaResultado de imagem para caderno de coleção do EJA com licença

CENTRO DE EDUCAÇÃO

Disciplina: Introdução  de Educação a Distancia

Marilene Bento Da Conceição Silva



COLEÇÂO CADERNO DO EJA
 Caderno Metodológico para o professor Alunos do primeiro (1ª a 4ª) e segundo segmentos (5ª a 8ª séries) de EJA. 1 caderno metodológico: com orientações para os professores de EJA para uso da coleção, enfocando a articulação das atividades com o mundo do trabalho, a concepção que norteia a organização dos temas e indicações de uso do material. Características do material A principal característica da Coleção Cadernos de EJA é ser um apoio aos professores dessa modalidade nas suas atividades diárias, sem ser livros didáticos estrito senso, utilizados segundo uma seqüência predeterminada. Com isso a coleção reforça a importância do papel do professor no planejamento e organização do percurso formativo dos seus alunos, contribuindo de maneira atraente e inovadora com esse processo. Além dessa característica outras podem ser destacadas tais, como: P estimular a construção da autonomia e da cooperação, cultivando valores essenciais como a solidariedade e o respeito às diversidades; P textos escolhidos para despertar o interesse de pessoas de diferentes faixas etárias, grupos étnico-raciais, culturas regionais e níveis sociais, com uma iconografia dos cadernos que traz ilustrações, mapas, fotos e infográficos; P ter um caráter flexível, cujo uso dependa da opção do professor – tanto na temática quanto nos textos e atividades propostas – em função da realidade em que atua e do nível que sua turma de EJA se encontra; Os Cadernos de EJA e a leitura Uma simples olhada nos “Cadernos do Aluno” permite constatar que o plano intertextual é a tônica. Ao tratar do mesmo tema em todos eles, as citações de outros textos são inevitáveis e muito positivas. Como encontramos, nas salas de EJA, alunos com diversos graus de capacidade leitora, trabalhar a leitura é função do professor que, quando atua como mediador, incentiva a sala a manifestar suas impressões sobre o texto e, assim, cria um clima amistoso em que o conhecimento de mundo de cada um se transforma em saber

 Português UM famoso verso de Milton Nascimento pode traduzir muito claramente a concepção utilizada para as atividades de Língua Portuguesa nos cadernos de EJA: “Já não sonho, hoje faço com meu braço o meu viver”. Os jovens e adultos que, por inúmeros motivos, deixaram de freqüentar o estudo considerado “regular”, por certo trilharam caminhos nem sempre suaves no exercício de aprender a viver. A escola da vida mostra a necessidade de voltar para a sala de aula e, por isso, tanto ensinar quanto aprender assumem, nas classes de EJA, um caráter estreitamente vinculado à realidade. Forjados no braço, esses cidadãos-alunos não dão espaço para a artificialidade da escola: querem-na – e com razão – como um espaço para construção de novos sentidos para o existir. Essa concepção de ensinar para refletir sobre o viver perpassa todas as atividades dos cadernos de EJA. O tema central, vinculado ao trabalho, dá o mote para transformar as experiências de leitura e de produção de textos em momentos muito honestos de efetiva interação entre leitor, texto, professor e mundo. As histórias de vida, por certo muito ricas, são consideradas trampolim para ampliar a produção de sentidos no exercício de ler e de escrever. As reflexões epilingüísticas e metalingüísticas vinculam-se a necessidades reais de aprendizagem e, quase sempre, convidam o educando a participar de um processo lúdico que busca acentuar a reflexão sobre o ato de aprender e de posicionarse no mundo. Pretende-se, assim, uma educação comprometida com o desenvolvimento do pensamento autônomo e crítico. Nesse sentido, todo o esforço metodológico resume-se no exercício da liberdade, da imaginação e da revelação de talentos para aprender a conhecer e aprender a fazer e, assim, formar cidadãos críticos por meio de reflexões sobre a língua, seu uso e seus poderes. Matemática


A  atividades de Matemática buscampromover uma relação entre os saberes adquiridos nas experiências fora da escola e aquelas que serão desenvolvidas no processo escolar. Os jovens e adultos da EJA, apesar de terem pouca ou nenhuma experiência escolar, pensam, falam e operam por meio de diferentes linguagens, inclusive a linguagem matemática. De modo geral, estes jovens e adultos fazem cálculos mentais, mas revelam pouca experiência de leitura e escrita. Compreendemos que, no processo escolar, ler e escrever [é] compromisso de todas as áreas. Neste caderno, conceitos e linguagem matemática foram usados como ferramentas para compreensão dos textos. O objetivo é a leitura dos textos buscando possibilitar que os próprios estudantes expressem suas interpretações acerca deles. Neste sentido, a transposição de uma forma de linguagem para outra – da linguagem oral para a escrita matemática, de um gráfico para a linguagem oral, da escrita para um esquema ou para um gráfico etc. – são movimentos que oportunizam aos alunos o progressivo domí- nio da leitura, da escrita e da Matemática. O importante é que o estudante possa experimentar suas próprias formas de expressar seu pensamento. A problematizarão de situações do cotidiano mobiliza os estudantes para a aprendizagem. Assim, os educandos são convidados a formular e resolver problemas apresentados pelo texto relacionando-os com suas próprias situações cotidianas e do mundo do trabalho. Buscamos, sempre que possível, re-significar conceitos, procedimentos e algoritmos matemáticos, situando-os histórica e culturalmente. Aqui, a matemática não se resume aos cálculos numéricos: ela organiza, classifica e apresenta informações quantitativas e/ou qualitativas, segundo princípios definidos pelos estudantes. A tarefa do professor, na mediação das atividades, também é ativa, sendo convidado a mobilizar os saberes prévios dos alunos, contextualizando e problematizando a temática em foco. As atividades serão, então, recriadas pela relação pedagógica. Como o material chegará a Escola? Esse material será entregue impresso e em CDs. Esses CDs vão ser distribuídos juntamente com um exemplar impresso para todas as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação do Brasil. A meta é que o material possa ser disponibilizado para todos os alunos, mas isso vai depender do interesse, da colaboração e dos recursos disponíveis nas Secretarias de Educação dos Estados e Municípios para poder fazer a reprodução do material. Todas as escolas que oferecem educação de jovens e adultos, segundo o censo escolar, receberão um conjunto do material, possibilitando que os professores da equipe o conheçam, discutam entre si sua melhor utilização e com a Secretaria de Educação a possibilidade de reproduzi-lo para todos os alunos e professores. Além disso, todos os materiais que são do MEC estão disponíveis no site do Ministério da Educação (www.mec.gov.br). Como ele é de livre reprodução, simplesmente pode se fazer uma licitação com alguma gráfica para que reproduza o material. boa parte dos alunos de EJA.




Portal.mec.gov.br/observatorio-da-educacao/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/13536-materiail didáticos

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