

CENTRO DE EDUCAÇÃO
Disciplina: Introdução de Educação a Distancia
Marilene Bento Da Conceição Silva
COLEÇÂO CADERNO DO EJA
Caderno Metodológico para o professor Alunos do primeiro (1ª a 4ª) e segundo segmentos (5ª a 8ª séries) de EJA. 1 caderno metodológico: com orientações para os professores de EJA para uso da coleção, enfocando a articulação das atividades com o mundo do trabalho, a concepção que norteia a organização dos temas e indicações de uso do material. Características do material A principal característica da Coleção Cadernos de EJA é ser um apoio aos professores dessa modalidade nas suas atividades diárias, sem ser livros didáticos estrito senso, utilizados segundo uma seqüência predeterminada. Com isso a coleção reforça a importância do papel do professor no planejamento e organização do percurso formativo dos seus alunos, contribuindo de maneira atraente e inovadora com esse processo. Além dessa característica outras podem ser destacadas tais, como: P estimular a construção da autonomia e da cooperação, cultivando valores essenciais como a solidariedade e o respeito às diversidades; P textos escolhidos para despertar o interesse de pessoas de diferentes faixas etárias, grupos étnico-raciais, culturas regionais e níveis sociais, com uma iconografia dos cadernos que traz ilustrações, mapas, fotos e infográficos; P ter um caráter flexível, cujo uso dependa da opção do professor – tanto na temática quanto nos textos e atividades propostas – em função da realidade em que atua e do nível que sua turma de EJA se encontra; Os Cadernos de EJA e a leitura Uma simples olhada nos “Cadernos do Aluno” permite constatar que o plano intertextual é a tônica. Ao tratar do mesmo tema em todos eles, as citações de outros textos são inevitáveis e muito positivas. Como encontramos, nas salas de EJA, alunos com diversos graus de capacidade leitora, trabalhar a leitura é função do professor que, quando atua como mediador, incentiva a sala a manifestar suas impressões sobre o texto e, assim, cria um clima amistoso em que o conhecimento de mundo de cada um se transforma em saber
Português UM famoso verso de Milton Nascimento pode traduzir muito claramente a concepção utilizada para as atividades de Língua Portuguesa nos cadernos de EJA: “Já não sonho, hoje faço com meu braço o meu viver”. Os jovens e adultos que, por inúmeros motivos, deixaram de freqüentar o estudo considerado “regular”, por certo trilharam caminhos nem sempre suaves no exercício de aprender a viver. A escola da vida mostra a necessidade de voltar para a sala de aula e, por isso, tanto ensinar quanto aprender assumem, nas classes de EJA, um caráter estreitamente vinculado à realidade. Forjados no braço, esses cidadãos-alunos não dão espaço para a artificialidade da escola: querem-na – e com razão – como um espaço para construção de novos sentidos para o existir. Essa concepção de ensinar para refletir sobre o viver perpassa todas as atividades dos cadernos de EJA. O tema central, vinculado ao trabalho, dá o mote para transformar as experiências de leitura e de produção de textos em momentos muito honestos de efetiva interação entre leitor, texto, professor e mundo. As histórias de vida, por certo muito ricas, são consideradas trampolim para ampliar a produção de sentidos no exercício de ler e de escrever. As reflexões epilingüísticas e metalingüísticas vinculam-se a necessidades reais de aprendizagem e, quase sempre, convidam o educando a participar de um processo lúdico que busca acentuar a reflexão sobre o ato de aprender e de posicionarse no mundo. Pretende-se, assim, uma educação comprometida com o desenvolvimento do pensamento autônomo e crítico. Nesse sentido, todo o esforço metodológico resume-se no exercício da liberdade, da imaginação e da revelação de talentos para aprender a conhecer e aprender a fazer e, assim, formar cidadãos críticos por meio de reflexões sobre a língua, seu uso e seus poderes. Matemática
A atividades de Matemática buscampromover uma relação entre os saberes adquiridos nas experiências fora da escola e aquelas que serão desenvolvidas no processo escolar. Os jovens e adultos da EJA, apesar de terem pouca ou nenhuma experiência escolar, pensam, falam e operam por meio de diferentes linguagens, inclusive a linguagem matemática. De modo geral, estes jovens e adultos fazem cálculos mentais, mas revelam pouca experiência de leitura e escrita. Compreendemos que, no processo escolar, ler e escrever [é] compromisso de todas as áreas. Neste caderno, conceitos e linguagem matemática foram usados como ferramentas para compreensão dos textos. O objetivo é a leitura dos textos buscando possibilitar que os próprios estudantes expressem suas interpretações acerca deles. Neste sentido, a transposição de uma forma de linguagem para outra – da linguagem oral para a escrita matemática, de um gráfico para a linguagem oral, da escrita para um esquema ou para um gráfico etc. – são movimentos que oportunizam aos alunos o progressivo domí- nio da leitura, da escrita e da Matemática. O importante é que o estudante possa experimentar suas próprias formas de expressar seu pensamento. A problematizarão de situações do cotidiano mobiliza os estudantes para a aprendizagem. Assim, os educandos são convidados a formular e resolver problemas apresentados pelo texto relacionando-os com suas próprias situações cotidianas e do mundo do trabalho. Buscamos, sempre que possível, re-significar conceitos, procedimentos e algoritmos matemáticos, situando-os histórica e culturalmente. Aqui, a matemática não se resume aos cálculos numéricos: ela organiza, classifica e apresenta informações quantitativas e/ou qualitativas, segundo princípios definidos pelos estudantes. A tarefa do professor, na mediação das atividades, também é ativa, sendo convidado a mobilizar os saberes prévios dos alunos, contextualizando e problematizando a temática em foco. As atividades serão, então, recriadas pela relação pedagógica. Como o material chegará a Escola? Esse material será entregue impresso e em CDs. Esses CDs vão ser distribuídos juntamente com um exemplar impresso para todas as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação do Brasil. A meta é que o material possa ser disponibilizado para todos os alunos, mas isso vai depender do interesse, da colaboração e dos recursos disponíveis nas Secretarias de Educação dos Estados e Municípios para poder fazer a reprodução do material. Todas as escolas que oferecem educação de jovens e adultos, segundo o censo escolar, receberão um conjunto do material, possibilitando que os professores da equipe o conheçam, discutam entre si sua melhor utilização e com a Secretaria de Educação a possibilidade de reproduzi-lo para todos os alunos e professores. Além disso, todos os materiais que são do MEC estão disponíveis no site do Ministério da Educação (www.mec.gov.br). Como ele é de livre reprodução, simplesmente pode se fazer uma licitação com alguma gráfica para que reproduza o material. boa parte dos alunos de EJA.
Portal.mec.gov.br/observatorio-da-educacao/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/13536-materiail didáticos
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