
Universidade
Federal de Alagoas
Centro de
Educação
Curso de
Pedagogia
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Elizangela Lopes da Silva
RESENHA
Trabalho apresentado como
requisito de avaliação da disciplina Introdução à Educação a Distância, ministrada
pela Profa. Anamelea de Campos Pinto, no semestre letivo 2017.2, no Curso de
Pedagogia do Centro de Educação – CEDU, da Universidade Federal de Alagoas –
UFAL.
Maceió – AL
2018
RESENHA:
CONTEXTO HISTÓRICO E ATUAL DA EAD
A Modalidade
Educação a Distância vem nos últimos tempos, sendo muito discutida,
principalmente no âmbito acadêmico. Essas discussões mostram que há um
interesse crescente por essa modalidade, visto que é uma alternativa que se
adequa ao tipo de sociedade em que vivemos hoje, embora esse modelo de educação
tenha seus primeiros registros há muito tempo, mais precisamente no início do
século XVIII em Boston, nos Estados Unidos com a característica de curso por
correspondência.
Trata-se
de uma modalidade de ensino que traz novas possibilidades e novas formas de
promover a oportunidade de educação a uma demanda cada dia mais crescente em
nossa sociedade, pessoas que por vários e diferentes motivos não conseguem
frequentar uma escola no sistema presencial, que tem a oportunidade de fazer cursos
técnicos profissionalizantes, graduação, pós-graduação e até mesmo cursar o
ensino médio em um ambiente virtual e interativo que dá autonomia e emancipação
ao aluno, pois oferece flexibilidade de horário, conforto, economia, são de
fácil acesso e são reconhecidos pelo MEC.
Essa
modalidade de ensino exige uma gestão muito bem fundamentada, com um apoio
estrutural que corresponda a um polo para as aulas e avaliações presenciais,
aparelhos tecnológicos, tutores, professores, técnicas e metodologias de ensino
e material didático de muita qualidade para se conseguir êxito na proposta.
No
Brasil fontes relatam a existência da EAD mesmo antes de 1900 no formato de
curso de datilografia por correspondência no Rio de Janeiro por professores particulares.
Os materiais didáticos eram enviados pelo correio para os interessados que
queriam fazer o curso. Em 1923 a rádio Sociedade do Rio de Janeiro, de
iniciativa privada trazia novas perspectivas para o ensino a distância, pois
transmitia cursos via rádio e atingia boa parte da população fazendo grande
sucesso até a sua decaída pelo sistema de censura nos anos 60. A partir daí
entra em destaque a transmissão de cursos pela televisão defendida pelo
ministério das comunicações que baixou portaria que obrigava as emissoras comerciais a ceder um tempo
livre e gratuito para a transmissão de programas educativos. Os programas de
telecursos, da fundação Roberto Marinho são cursos de grande sucesso que
atenderam e continuam a atender um número considerável de pessoas até os dias
de hoje dando oportunidade de Educação com certificação reconhecida e apoiada
pelo poder público.
A
internet sem dúvida propagou a garantia de Educação a Distância em todo o mundo
devido aos notáveis avanços tecnológicos e de comunicação. Se houvesse um pouco
mais de empenho pelo poder público em pouco tempo teríamos uma inclusão digital
acessível a todo o país, contudo muitos aspectos com relação à gestão desse
formato de educação precisam ser considerados e muito bem pensados, pois para
que seja oferecida uma educação de qualidade e que corresponda à eficiência por
ela anunciada, faz-se necessário gastos muito altos em logística e pessoas
realmente comprometidas. Em relação à legislação aplicável à EAD houve muitos
avanços significativos desde a nova LDB em 1996, a partir dela a EAD passou a
ser possível em todos os níveis, mas em contra partida a aplicação da lei não
se dá de forma íntegra dificultando a expansão dos cursos de educação básica e
superior.
O
sistema de Educação a distância, como já vimos, ascendeu muito nesses últimos
anos e tende a crescer ainda mais, pois os avanços na tecnologia não param e
esse fato favorece as mudanças oriundas das novas demandas sociais no que tange
aos modelos de relações que se estabelecem, inclusive na educação.
REFERÊNCIA:
LITTO, Fredric Michael, FORMIGA, Manoel Marcos Maciel, Educação a Distância: o estado da arte. Pearson
Education do Brasil. São Paulo, 2009.
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