terça-feira, 3 de abril de 2018

RESENHA


Descrição: ufal
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de Pedagogia
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Elizangela Lopes da Silva







RESENHA





Trabalho apresentado como requisito de avaliação da disciplina Introdução à Educação a Distância, ministrada pela Profa. Anamelea de Campos Pinto, no semestre letivo 2017.2, no Curso de Pedagogia do Centro de Educação – CEDU, da Universidade Federal de Alagoas – UFAL.








Maceió – AL
2018





RESENHA: CONTEXTO HISTÓRICO E ATUAL DA EAD

A Modalidade Educação a Distância vem nos últimos tempos, sendo muito discutida, principalmente no âmbito acadêmico. Essas discussões mostram que há um interesse crescente por essa modalidade, visto que é uma alternativa que se adequa ao tipo de sociedade em que vivemos hoje, embora esse modelo de educação tenha seus primeiros registros há muito tempo, mais precisamente no início do século XVIII em Boston, nos Estados Unidos com a característica de curso por correspondência.
Trata-se de uma modalidade de ensino que traz novas possibilidades e novas formas de promover a oportunidade de educação a uma demanda cada dia mais crescente em nossa sociedade, pessoas que por vários e diferentes motivos não conseguem frequentar uma escola no sistema presencial, que tem a oportunidade de fazer cursos técnicos profissionalizantes, graduação, pós-graduação e até mesmo cursar o ensino médio em um ambiente virtual e interativo que dá autonomia e emancipação ao aluno, pois oferece flexibilidade de horário, conforto, economia, são de fácil acesso e são reconhecidos pelo MEC.
Essa modalidade de ensino exige uma gestão muito bem fundamentada, com um apoio estrutural que corresponda a um polo para as aulas e avaliações presenciais, aparelhos tecnológicos, tutores, professores, técnicas e metodologias de ensino e material didático de muita qualidade para se conseguir êxito na proposta.
No Brasil fontes relatam a existência da EAD mesmo antes de 1900 no formato de curso de datilografia por correspondência no Rio de Janeiro por professores particulares. Os materiais didáticos eram enviados pelo correio para os interessados que queriam fazer o curso. Em 1923 a rádio Sociedade do Rio de Janeiro, de iniciativa privada trazia novas perspectivas para o ensino a distância, pois transmitia cursos via rádio e atingia boa parte da população fazendo grande sucesso até a sua decaída pelo sistema de censura nos anos 60. A partir daí entra em destaque a transmissão de cursos pela televisão defendida pelo ministério das comunicações que baixou portaria que obrigava  as emissoras comerciais a ceder um tempo livre e gratuito para a transmissão de programas educativos. Os programas de telecursos, da fundação Roberto Marinho são cursos de grande sucesso que atenderam e continuam a atender um número considerável de pessoas até os dias de hoje dando oportunidade de Educação com certificação reconhecida e apoiada pelo poder público.
A internet sem dúvida propagou a garantia de Educação a Distância em todo o mundo devido aos notáveis avanços tecnológicos e de comunicação. Se houvesse um pouco mais de empenho pelo poder público em pouco tempo teríamos uma inclusão digital acessível a todo o país, contudo muitos aspectos com relação à gestão desse formato de educação precisam ser considerados e muito bem pensados, pois para que seja oferecida uma educação de qualidade e que corresponda à eficiência por ela anunciada, faz-se necessário gastos muito altos em logística e pessoas realmente comprometidas. Em relação à legislação aplicável à EAD houve muitos avanços significativos desde a nova LDB em 1996, a partir dela a EAD passou a ser possível em todos os níveis, mas em contra partida a aplicação da lei não se dá de forma íntegra dificultando a expansão dos cursos de educação básica e superior.
O sistema de Educação a distância, como já vimos, ascendeu muito nesses últimos anos e tende a crescer ainda mais, pois os avanços na tecnologia não param e esse fato favorece as mudanças oriundas das novas demandas sociais no que tange aos modelos de relações que se estabelecem, inclusive na educação.










REFERÊNCIA:
LITTO, Fredric Michael, FORMIGA, Manoel Marcos Maciel, Educação a Distância: o estado da arte. Pearson Education do Brasil. São Paulo, 2009.

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