sábado, 21 de abril de 2018

REA - RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS - ANÁLISE LIBRAS

                         RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS


Os REA são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia que estão sob domínio público ou são licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam acessados, utilizados, adaptados e redistribuídos por terceiros. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e reúso potencial dos recursos. Os REA podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, guias para estudantes, anotações, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, instrumentos de avaliação, recursos interativos como simulações e jogos de interpretação, bancos de dados, software, aplicativos (incluindo versões para dispositivos móveis) e qualquer outro recurso educacional de utilidade. O movimento REA não é sinônimo de aprendizado on-line, EaD ou educação por meio de dispositivos móveis. Muitos REA – mesmo que possam ser compartilhados por meio de formatos digitais – também podem ser impressos."

 Disponível em : < http://www.rea.net.br/site/faq/#a1>. Acesso em 21 de abril de 2018. 

ANÁLISE MATERIAL- LIBRAS 

Disponível em : <https://issuu.com/iftmlibras/docs/apostila_de_libras>. Acesso em 21 de abril de 2018 

  •  APOSTILA

Apostila para aprendizagem básica de Libras para crianças. Organizada por alunos da Licenciatura em Computação. IFTM-UAB.   Sendo utilizada por graduandos do curso de Libras da Universidade Federal de Alagoas. Disponibilizarei algumas páginas do material e realizarei uma rápida análise da interface , ou seja, modo como ocorreu a “comunicação” neste caso , comunicação visual, entre duas partes.  Em anexo o material.  
  • INTERFACE DO MATERIAL
  • Em sua totalidade o material tem pontos que considero negativos e outros positivos. Como se trata de um material maior resolvi analisá-lo para compor as duas questões da atividade solicitada.
  •   Partindo do pressuposto de que, seja em qualquer modalidade educacional é importante destacar que, devemos nos apropriar das aprendizagens cotidianas como auxiliadora do processo de ensino-aprendizagem. Principalmente quando se trata de pessoas com alguma deficiência física ou intelectual. Nunca subestimemos nossos educandos. Abaixo, listei os pontos que considerei nesta análise visual.

  • *POSITIVOS -  
  • UTILIZAÇÃO DE IMAGENS 
  •  NA PARTE DE CUMPRIMENTOS CONTEÚDO BEM CLARO E EXPLICATIVO 
  • CONTEÚDOS BASES INICIAIS PARA UMA COMUNICAÇÃO MAIS FORMAL 
  • ANEXO FINAL COM ATIVIDADES 
  • INFORMAÇÕES FINAIS SOBRE A SURDEZ NO BRASIL
  • *NEGATIVOS-
  •  EXCESSO DE INFORMAÇÃO POR PÁGINA
  •  DESIGN CONFUSO QUANDO SE MISTURA DIVERSOS FORMATOS DE IMAGEM EM UMA SÓ ATIVIDADE ( EX. IMAGEM DE DESENHO+REAL+CARICATURA)
  • NO TEMA ESTAÇÕES PARTICULARMENTE AS IMAGENS NÃO REPRESENTAM NOSSO CLIMA E VEGETAÇÃO
  • MATERIAL AINDA MUITO TRADICIONAL












Um comentário:

  1. Olá Camila
    Interessante sua pesquisa, bem como sua análise. Seria interessante destacar o público alvo desse tipo de atividade e apresentar algumas possibilidades pedagógicas dos REA.

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