UNIVERSIDADE
FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO
DE EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA
2015.1
ELETIVA:
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
JACKELINE
JOYCE DE SANTANA SANTOS
Resenha
Maceió
2018
LITTO,
FREDRIC M., FORMIGA, MARCOS. Educação
à distância: o estado da
arte.
São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
No
capítulo 1 por título “A história da EAD no Mundo”, o autor
Ivônio Barros Nunes começa dando uma visão geral de como a EAD se
encontra. Para isso ele explica como o sistema da EAD se tornou mais
qualitativo e eficiente, alcançando uma quantidade maior de pessoas.
É importante destacado nessa introdução que para isso acontecer ou
continuar acontecendo, se faz necessário uma equipe de profissionais
bem qualificada e um arsenal tecnológico específico
o qual Nunes faz menção e explica nos capítulos que virão.
O
autor também tem a preocupação de mostrar aos leitores como se deu
a história da EAD, algo de fundamental importância para entender a
atual situação da EAD e quem sabe encontrar soluções para alguns
problemas ainda existentes. A descrição da história da EAD vai de
1728, em Boston, com as aulas por correspondência ministrada por
Caleb Philis, passando pelas aulas em 1928, em que a BBC promovia
usando o rádio, chegando as aulas oferecidas pelas universidades,
influenciadas pelos novos meios de comunicação de massa e
institucionalização de vários campos da educação básica e
superior. Também é descrito um panorama geral sobre o surgimento da
EAD em vários países, a conhecer: Cuba, Estados Unidos, Canadá,
Austrália, Bangladesh, China, Índia, Indonésia, Japão, Nova
Zelândia, Rússia, Portugal, Espanha, Venezuela, Costa Rica e
Inglaterra. Fica evidente que a EAD tem uma, grande e diversificada,
história por trás do que vemos agora e não só em nosso Brasil,
como no mundo todo.
No
capítulo 2, sobre a EAD no Brasil,
do surgimento ao cenário atual onde a mesma se encontra. A EAD no
brasil começou com cursos de datilografia um pouco antes de 1900.
Esses cursos eram de início ministrados por professores
particulares, ou seja, não era vinculados a universidades como hoje.
Só em 1904 foi oferecido curso numa unidade de ensino, porém, ainda
continuava o ensino por correspondência. Já em 1923, a educação
via rádio ganhou espaço após a fundação da Rádio Sociedade do
Rio de Janeiro. A rádio, diferente dos cursos de datilografia, foi
ministrada em uma escola superior. A educação via rádio, segundo o
autor, foi o segundo meio de transmissão do saber a distância. Além
dessas formas e meios, o autor cita mais dois: o cinema educativo e a
Tv educativa.
Com
a chegada dos computadores e da internet aqui no Brasil,
muita coisa mudou, e isso o autor explica no tópico, por título
“Os novos cenários em função dos computadores e da internet”
do capítulo
2, deixando claro, porém, que ainda se faz necessário muitos
avanços em relação a essas tecnologias.
No
capítulo 3, por título O atual cenário internacional da EAD, de
Fredric Michael Litto, o autor começa mostrando alguns modelos de
EAD que surgiram internacionalmente. Pontuando suas variáveis como:
formas de ensino, formas de aprendizagem, necessidades especiais e a
EAD, entre outros. Uma parte que me chama a atenção é o tópico
onde se fala sobre necessidades especiais. O autor explica que
devemos olhar para esses alunos também, até por que em todo o
país
tem pessoas com necessidades especiais e elas tem dificuldades de se
deslocar muitas vezes, a EAD pode ser uma opção para ajudar essas
pessoas na sua formação.
Já
no capítulo 4, sobre “A legislação que trata da EAD” do autor
Candido Alberto da Costa Gomes, o autor explica e mostra a legislação
da EAD e suas mudanças ao longo dos tempos. O autor mostra quando a
EAD foi estabelecida como uma modalidade de educação e tudo que
teve que enfrentar para se consolidar nesse meio. Passando por muita
desqualificação e desempasses. A EAD mesmo tendo passando-se tanto
tempo ainda enfrenta muitos problemas, nessa consolidação do seu
espaço e de reconhecimento.
Em
suma, é muito enriquecedora a leitura dos quatro
primeiros capítulos do livro: Educação à distância: o estado da
arte (2009).
Ela nos mostra que a EAD foi construída ao longo dos tempos com
muito esforço e que não apenas no Brasil mais em todo o mundo.
Mesmo com muitos ganhos ainda precisa ser mais reconhecida e
investida. Para que venha cada vez mais alcançar mais estudantes e
de modo mais eficiente.
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