terça-feira, 24 de abril de 2018

Atividades Práticas


UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA 2015.1
ELETIVA: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA




JACKELINE JOYCE DE SANTANA SANTOS











Resenha















Maceió
2018







LITTO, FREDRIC M., FORMIGA, MARCOS. Educação à distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.


No capítulo 1 por título “A história da EAD no Mundo”, o autor Ivônio Barros Nunes começa dando uma visão geral de como a EAD se encontra. Para isso ele explica como o sistema da EAD se tornou mais qualitativo e eficiente, alcançando uma quantidade maior de pessoas. É importante destacado nessa introdução que para isso acontecer ou continuar acontecendo, se faz necessário uma equipe de profissionais bem qualificada e um arsenal tecnológico específico o qual Nunes faz menção e explica nos capítulos que virão.
O autor também tem a preocupação de mostrar aos leitores como se deu a história da EAD, algo de fundamental importância para entender a atual situação da EAD e quem sabe encontrar soluções para alguns problemas ainda existentes. A descrição da história da EAD vai de 1728, em Boston, com as aulas por correspondência ministrada por Caleb Philis, passando pelas aulas em 1928, em que a BBC promovia usando o rádio, chegando as aulas oferecidas pelas universidades, influenciadas pelos novos meios de comunicação de massa e institucionalização de vários campos da educação básica e superior. Também é descrito um panorama geral sobre o surgimento da EAD em vários países, a conhecer: Cuba, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Bangladesh, China, Índia, Indonésia, Japão, Nova Zelândia, Rússia, Portugal, Espanha, Venezuela, Costa Rica e Inglaterra. Fica evidente que a EAD tem uma, grande e diversificada, história por trás do que vemos agora e não só em nosso Brasil, como no mundo todo.
No capítulo 2, sobre a EAD no Brasil, do surgimento ao cenário atual onde a mesma se encontra. A EAD no brasil começou com cursos de datilografia um pouco antes de 1900. Esses cursos eram de início ministrados por professores particulares, ou seja, não era vinculados a universidades como hoje. Só em 1904 foi oferecido curso numa unidade de ensino, porém, ainda continuava o ensino por correspondência. Já em 1923, a educação via rádio ganhou espaço após a fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. A rádio, diferente dos cursos de datilografia, foi ministrada em uma escola superior. A educação via rádio, segundo o autor, foi o segundo meio de transmissão do saber a distância. Além dessas formas e meios, o autor cita mais dois: o cinema educativo e a Tv educativa.
Com a chegada dos computadores e da internet aqui no Brasil, muita coisa mudou, e isso o autor explica no tópico, por título “Os novos cenários em função dos computadores e da internet” do capítulo 2, deixando claro, porém, que ainda se faz necessário muitos avanços em relação a essas tecnologias.
No capítulo 3, por título O atual cenário internacional da EAD, de Fredric Michael Litto, o autor começa mostrando alguns modelos de EAD que surgiram internacionalmente. Pontuando suas variáveis como: formas de ensino, formas de aprendizagem, necessidades especiais e a EAD, entre outros. Uma parte que me chama a atenção é o tópico onde se fala sobre necessidades especiais. O autor explica que devemos olhar para esses alunos também, até por que em todo o país tem pessoas com necessidades especiais e elas tem dificuldades de se deslocar muitas vezes, a EAD pode ser uma opção para ajudar essas pessoas na sua formação.
Já no capítulo 4, sobre “A legislação que trata da EAD” do autor Candido Alberto da Costa Gomes, o autor explica e mostra a legislação da EAD e suas mudanças ao longo dos tempos. O autor mostra quando a EAD foi estabelecida como uma modalidade de educação e tudo que teve que enfrentar para se consolidar nesse meio. Passando por muita desqualificação e desempasses. A EAD mesmo tendo passando-se tanto tempo ainda enfrenta muitos problemas, nessa consolidação do seu espaço e de reconhecimento.
Em suma, é muito enriquecedora a leitura dos quatro primeiros capítulos do livro: Educação à distância: o estado da arte (2009). Ela nos mostra que a EAD foi construída ao longo dos tempos com muito esforço e que não apenas no Brasil mais em todo o mundo. Mesmo com muitos ganhos ainda precisa ser mais reconhecida e investida. Para que venha cada vez mais alcançar mais estudantes e de modo mais eficiente.




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