sexta-feira, 23 de março de 2018

UNIDADE I: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CONCEITOS BÁSICOS E CONTEXTO HISTÓRICO

ANOTAÇÕES DE CURSO DE CAMILA MELO

Leitura do texto
LITTO, FREDRIC M., FORMIGA, MARCOS. Educação à distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.


A partir da leitura dos primeiros quatro capítulos que compõe o texto " Educação a Distância- O Estado da Arte" foi possível uma releitura pessoal no entendimento do campo da EAD.
A princípio por que , apesar da compreensão dos diversos mecanismos didáticos que incorporam a Educação a Distância (correspondência, televisão, rádio dentre outros), associava mecanicamente ás abordagens tecnológicas, acredito que, devido ao tempo histórico que nasci.
 Onde a tecnologia se proliferou com mais intensidade.
No campo de atuação mundial conhecia bem pouco, por isso, me surpreendi com as inúmeras experiências nos quatro cantos do mundo , e principalmente, como foram exitosas e bem sucedidas, é o caso do Canadá no seu eficiente sistema de tutoria, os mecanismos criados para comunicação em plena guerra da América do Norte através do Código Morse, a experiência mais notável em nível acadêmico em 1962 na índia dentre outras experiências que apesar de não haver uma preocupação inicial e excessiva com as tecnologias comunicativas e instrumentos sofisticados, marcaram por sua eficiência.
Atualmente no senso comum, existe um forte preconceito globalizando a ideia entre seus pares de que : O ensino dirigido a Distância é quase nulo. Fraco.
 Só para receber a certificação. Vale menos etc.
Por exemplo, o autor realizando uma leitura geral e global da área pontua " é evidente que estamos longe de ver a EAD como um campo de estudo que pode ser considerado científico no sentido clássico do termo.
Lendo o capítulo que trata sobre a Educação a distância no Brasil podemos entender alguns desses preconceitos. Apesar da inúmeras mudanças(positivas e negativas) nesse cenário educacional, principalmente legislativas, o Brasil foi considerado nos anos 70 sendo um dos países que mais avançaram em termos de EAD. Hoje o cenário atual encontra-se um mercado extremamente amplo e promissor. Mesmo sem ter hoje no Brasil bons autores ou conteudistas para os cursos superiores na EAD.
No texto ressalta que não há ainda uma clara e convincente indicação de qual é o modelo mais acertado para a EAD, pois diversos fatores são determinantes para esse papel. Mas com a internet, possibilitou estreitar as relações com o público.
Devemos lembrar que apesar das melhorias que acontecem gradativamente, todo processo de ensino-aprendizagem para ter êxito nessecita de qualidade e competência, independente da sua modalidade ou meio comunicativo.





2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

    CENTRO DE EDUCAÇÂO
    Curso de pedagogia


    Resenha do Texto

    Educação A Distância

    LITTO, FREDRIC M., FORMIGA, MARCOS. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

    O objetivo deste texto e mostrar que a EAD é um novo método de ensino Distância, no qual relata que antigamente as aulas eram por correspondências ministradas por Caleb philps. Neste texto traz relatos bem claro sobre o início do século XX até a segunda guerra mundial, em que houve melhor desenvolvimento da metodologia que foram aplicadas no ensino por correspondência. Também relata que as metodologias foram muito influenciadas introduzindo novos meios de comunicação em massa.
    A educação a distância tem muitas vantagens, porque todas atividades são feita a distância
    por meio de comunicação e técnicas de ensino e por tutoria no qual a interação è por meio de plataforma no qual os alunos posta atividades para ser avaliadas, a importância da educação a distância é de grande vantagem, porque as pessoas que trabalham e outros que por vários motivos, seja por deficiência ou por que moram distante das instituições não pode cursar uma faculdade presencial,essa implantação de educação a distância facilitou muito,todos que tem interesse de ter um ensino superior pode fazer um curso a distância.
    A educação a distância começou ser implantado em Cuba em 1979, segundo relato do texto a faculdade de ensino dirigido a Universidade de Havana é o centro reitor dos cursos regulares oferecido em todo os países e conta com o suporte de outras 15 instituições universitárias.Também menciona que os programas curriculares e a estrutura dos cursos a distância são as mesmas dos cursos presenciais, segundo ( Justiniani 1991). Nos Estados Unidos tem mais de cem Universidades e instituíções de nível superior e médio, programas de capacitação profissional e curso de formação acadêmica geral de amplo reconhecimento público.
    Também menciona que ainda tem várias faculdades que mantém cursos de graduação a distância pós-graduação e educação continuada segundo paterson..No Canadá tinha os titulares no qual os contatos eram possível por telefone, todas as formas de contatos desse meio de comunicação eram as bases tecnológicas que firmavam o conceito da universidade a distância que foi criado em 1976 como modelo próprio, no qual foi evoluindo e se desenvolvendo, tendo como paradigma a sociedade da informação.

    Entretanto com as novas tecnologia ficou muito mais fácil de de ter uma comunicação em massa no qual aplicações educativas, podem gerar condições para o aprendizado, há mais interações e muita velocidade na comunicação por meio das tecnologia da informação não é como antigamente que os materiais de estudo eram enviado pelos correios, e o aluno tinha que esforça-se para aprender e fazer as atividades sem nem um tipo de ajuda. como exemplo curso de corte e costura.

    ResponderExcluir