ANOTAÇÕES DE CURSO DE CAMILA MELO
Leitura do texto
LITTO, FREDRIC M., FORMIGA, MARCOS.
Educação à distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
A partir da leitura dos primeiros quatro capítulos que compõe o texto " Educação a Distância- O Estado da Arte" foi possível uma releitura pessoal no entendimento do campo da EAD.
A princípio por que , apesar da compreensão dos diversos mecanismos didáticos que incorporam a Educação a Distância (correspondência, televisão, rádio dentre outros), associava mecanicamente ás abordagens tecnológicas, acredito que, devido ao tempo histórico que nasci.
Onde a tecnologia se proliferou com mais intensidade.
No campo de atuação mundial conhecia bem pouco, por isso, me surpreendi com as inúmeras experiências nos quatro cantos do mundo , e principalmente, como foram exitosas e bem sucedidas, é o caso do Canadá no seu eficiente sistema de tutoria, os mecanismos criados para comunicação em plena guerra da América do Norte através do Código Morse, a experiência mais notável em nível acadêmico em 1962 na índia dentre outras experiências que apesar de não haver uma preocupação inicial e excessiva com as tecnologias comunicativas e instrumentos sofisticados, marcaram por sua eficiência.
Atualmente no senso comum, existe um forte preconceito globalizando a ideia entre seus pares de que : O ensino dirigido a Distância é quase nulo. Fraco.
Só para receber a certificação. Vale menos etc.
Por exemplo, o autor realizando uma leitura geral e global da área pontua " é evidente que estamos longe de ver a EAD como um campo de estudo que pode ser considerado científico no sentido clássico do termo.
Lendo o capítulo que trata sobre a Educação a distância no Brasil podemos entender alguns desses preconceitos. Apesar da inúmeras mudanças(positivas e negativas) nesse cenário educacional, principalmente legislativas, o Brasil foi considerado nos anos 70 sendo um dos países que mais avançaram em termos de EAD. Hoje o cenário atual encontra-se um mercado extremamente amplo e promissor. Mesmo sem ter hoje no Brasil bons autores ou conteudistas para os cursos superiores na EAD.
No texto ressalta que não há ainda uma clara e convincente indicação de qual é o modelo mais acertado para a EAD, pois diversos fatores são determinantes para esse papel. Mas com a internet, possibilitou estreitar as relações com o público.
Devemos lembrar que apesar das melhorias que acontecem gradativamente, todo processo de ensino-aprendizagem para ter êxito nessecita de qualidade e competência, independente da sua modalidade ou meio comunicativo.